A equipe gestora e a formação continuada dos profissionais da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.20Palavras-chave:
formação continuada, gestor escolar, prática pedagógicaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a análise da trajetória e práticas de formação continuada da equipe gestora, no contexto da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação (RME) de Ponta Grossa/PR, no período entre 2000 e 2020, a fim de evidenciar mudanças e permanências. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental e entrevistas com 16 profissionais da Educação Infantil, atuantes em diferentes funções, períodos e regiões do município. A concepção de formação continuada apoia-se na sistematização coletiva do conhecimento (MARTINS, 1996) e na formação em contexto (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2016). Os resultados indicam: variadas formas e tentativas das equipes gestoras realizarem a formação continuada com os professores, em diferentes períodos, desde o momento em que a Secretaria Municipal de Educação assumiu a Educação Infantil; mudanças referentes à forma de realizar a formação continuada, pautada na adequação da estrutura física, logística de organização e número crescente dos profissionais da RME, porém, sem alteração da concepção de formação continuada.
Downloads
Metrics
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Parecer 14/2020, de 10 de julho de 2020. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 57, 26 out. 2020.
DINIZ-PEREIRA, J. E. Da Racionalidade Técnica à Racionalidade Crítica: formação docente e transformação social. Perspectivas em Diálogo, v. 1, n. 1, p.34-42, 2014.
DOMINGUES, I. O coordenador pedagógico e o desafio da formação contínua do docente na escola. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
DOMINGUES, T. de G. A formação continuada dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública do Paraná. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus editora, 2015.
MARCELO, C. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo Revista de Ciências da Educação, v. 8, p. 7 22, 2009.
MARTINS, P. L. O. A relação conteúdo-forma: expressão das contradições da prática pedagógica na escola capitalista. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Didática: o ensino e suas relações. Campinas: Papirus, 1996. p. 77-103.
MARTINS, P. L. O. Lições de Didática. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus. 2006. p. 1-13.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. A formação em contexto: a mediação do desenvolvimento profissional praxiológico. In: CANCIAN, V.; GALLINA, S. F.; WESCHENFELDER, N. (Org.). Pedagogias das infâncias, crianças e docências na Educação Infantil. UFSM, Centro de Educação, Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2016. p. 87-111. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/309386436_A_formacao_em_contexto_A_mediacao_do_desenvolvimento_profissional_praxiologico/link/580d35c708aecba9350a2ac8/download. Acesso em: 21 out. 2021.
PLACCO, V. M. N. S. O coordenador pedagógico (CP) 1 e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Fundação Victor Civita, 2014.
PONTA GROSSA. Diretrizes Curriculares: educação infantil. Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Educação. Ponta Grossa, 2004.
PONTA GROSSA. Diretrizes Curriculares: educação infantil. Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Educação. Ponta Grossa, 2015.
PONTA GROSSA. Referenciais Curriculares: educação infantil. Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Educação. Ponta Grossa, 2020.
PRESTES, R. I. A Educação da criança de 0 a 6 anos no município de Ponta Grossa: Fundação PROAMOR. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2008.
ROMANOWSKI, J. P.; CARTAXO, S. R. M.; MARTINS, P. L. O.; Formação de Professores: fundamentos teóricos e metodológicos. Curitiba: Intersaberes, 2020.
SANTOS, O. J. dos. Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas: Editora Papirus, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.