A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.16Palavras-chave:
trabalho, formação, prática socialResumo
O presente artigo tem por objetivo compreender como se constitui, no olhar dos alunos de pós-graduação, a dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação. Os sujeitos da pesquisa são alunos de pós-graduação de um mestrado profissional de uma universidade pública federal. Os alunos são todos trabalhadores e dedicam-se à formação em nível de pós-graduação, tendo como fim formativo a Gestão Universitária. Acreditamos que a relação da educação com os demais fenômenos sociais necessita ser desvelada historicamente e analisada criticamente, sustentada pela teoria. Ou seja, a teoria e a prática se inter-relacionam na concepção que toda teoria entra em um vazio social, caso não seja sustentada na prática e vice-versa. A teoria e a prática são categorias filosóficas, essenciais ao processo de formação do trabalhador. Na mediação desta relação é que se tem possibilidades de transformar a realidade objetiva. Esta pesquisa se sustenta no campo de uma investigação qualitativa, em um estudo de caso, descritivo. É uma pesquisa bibliográfica que faz parte de um projeto maior na linha de investigação de Políticas Públicas e Sociedade.
Downloads
Metrics
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo Parasitário. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
BENSAÏD, Daniel. Marxismo, Modernidade e Utopia. São Paulo: Editora Xamã, 2000.
BOTTONI, Andrea; SARDANO, Edélcio de Jesus; COSTA FILHO, Galileu Bonifácio da. Uma breve história da Universidade no Brasil: de Dom João a Lula e os desafios atuais. Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013.
BRASIL. Decreto Lei nº 3.849, de 18 de dezembro de 1960. Federaliza a Universidade do Rio Grande do Norte, cria a Universidade de Santa Catarina e dá outras providências. Coleção de Leis da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18 dez. 1960. Disponível em: http://www2.camara.gov.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-3849-18-dezembro-1960-354412-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 19 maio. 2021.
BRASIL. Lei nº 4.759 de 20 de agosto de 1965. Dispõe sobre a denominação e qualificação das Universidades e Escolas Técnicas Federais. Coleção de Leis da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 ago. 1965. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4759-20-agosto-1965-368906-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 19 maio. 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 01, de 03 de abril de 2001. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação, Brasília, DF, 03. abril. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/CES0101.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.
BRASIL. Portaria nº 60, de 20 de março de 2019. Dispõe sobre o mestrado e doutorado profissionais, no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Brasília, DF, 20, mar. 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/guest/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/68157853/do1-2019-03-22-portaria-n-60-de-20-de-marco-de-2019-68157790. Acesso em: 14 fev. 2023.
BÚRIGO, Carla Cristina Dutra. O trabalho acadêmico do professor universitário no processo de desenvolvimento do espaço público na universidade federal: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/4152/000397472.pdf?sequence=1. Acesso em: 10 jul. 2019.
CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 5-15, set./dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782003000300002&script=sci_arttext. Acesso em: 19 maio 2021.
DIAS SOBRINHO, José. Universidade e avaliação. Florianópolis: Insular, 2002.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GENRO, Maria Elly Herz; CAREGNATO, Célia Elizabeth; MIORANDO, Bernardo Sfredo. Quais os fios que tecem essa trajetória? Parceria... tão óbvia ela é!? Sobre percursos feitos pela professora Denise Leite. Revista Pedagógica (Unochapecó Online), v. 17, p. 86-103, 2016.
GODOY, Arilda. Estudo de caso qualitativo. In: GODOI, Christiane K.; BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo; SILVA, Anielson B. (Org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Petrópolis: Vozes, 2017.
KOBIYAMA, Adriana R. C. E.; SILVA, Elizabeth C. Rosa e; PERARDT, Susany. O Mestrado Profissional em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina: um estudo de caso sobre o processo de criação e implantação. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 11., 2011. Anais [...], 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/32856. Acesso em: 10 jul. 2019.
LAFARGUE, Paul. O Direito à Preguiça. Editora Claridade: São Paulo, 2000.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política. Vol. I, Tomo II. São, Paulo: Abril Cultural, 1984.
SILVEIRA, Evandro. Resultados da formação dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária na Gestão da Universidade Federal de Santa Catarina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Administração) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a Pesquisa Qualitativa em Educação – O Positivismo, A Fenomenologia, O Marxismo. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC. Mestrado em Administração Universitária. Legislação. Regimento do PPGAU. Florianópolis, 2010. Disponível em: http://ppgau.ufsc.br/files/2012/05/REGIMENTO-08.06.11-p-pagina.pdf. Acesso em: 10 jul. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC. Plano de desenvolvimento institucional 2020-2024. Florianópolis, 2020. Disponível em: https://pdi.paginas.ufsc.br/files/2020/08/PDI-2020-2024-pagina-dupla.pdf. Acesso em: 28 abr. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC. UFSC. Programa de Pós-graduação em Administração Universitária. O Programa. Florianópolis, 2021. Disponível em: https://ppgau.ufsc.br/o-programa. Acesso em: 19 maio. 2021.
VERGARA, Sylvia. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
WIGGERS, Ludmila. O Mestrado Profissional em Administração Universitária: desafios e perspectivas no processo da gestão universitária, a partir do olhar dos seus docentes. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/157420. Acesso em: 10 jul. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.