Professores readaptados do município de Mossoró/RN
reflexões sobre o mal-estar docente
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.2Palavras-chave:
mal-estar docente, in/satisfação profissional, readaptaçãoResumo
Este estudo objetiva discutir a relação estabelecida entre a precarização do trabalho e o adoecimento do professor readaptado da rede municipal de Mossoró/RN. O adoecimento de professores no exercício da profissão, tem sido cada vez mais objeto de estudos por parte de pesquisadores. O trabalho é de caráter qualitativo, compreendendo uma revisão bibliográfica, a fim de se conhecer o processo histórico do adoecimento dos professores, as causas e as consequências, e realiza entrevistas com seis professoras da rede municipal de Mossoró. Os dados obtidos e analisados, revelaram que a atuação do docente nas instituições, vem gerando cada vez mais a incidência de problemas de saúde, tanto no início como no final do percurso profissional.
Downloads
Metrics
Referências
ALVES, Francisco Cordeiro. Estudo da satisfação/insatisfação dos professores efetivos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do distrito de Bragança. 1994. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, 1994.
AMARAL, Graziele Alves. Sofrimento no “trabalho” de professoras readaptadas: da docência ao trabalho morto da readaptação. Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade. Belo Horizonte, v. 7 n. 18, p. 164-227, 2020.
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Bomtempo, 2009.
ANTUNES, Sandra Maria Pateiro Salgado Noveletto. Readaptação docente: trajetória profissional e identidade. 2014. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo, SBC, 2014.
ARRAIS NETO, Enéas de Araújo et al. Trabajo docente en el formato remoto: contradicciones en el entorno doméstico durante la pandemia de covid-19. Revista Paradigma. Edición Temática-Docência, Pesquisa e Formação, Vol. XLIII, septiembre de 2022, p. 627-647.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: a experiência vivida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
BRASIL. Ministério da Saúde. Formação pedagógica em educação profissional na área da saúde/enfermagem: guia do aluno. Brasília: Ministério da Saúde; 2001.
CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
CARDOSO, Jafé da Silva; NUNES, Claudio Pinto; MOURA, Juliana Silva. Adoecimento docente: uma breve análise da saúde de professores do município de Medeiros Neto/BA. Revista Teias. v. 20, n. 57, abr./jun. p. 125-140, 2019.
CHIZOTTI, Antônio. Pesquisas em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1995.
CIAVATTA, Maria. O trabalho docente e os caminhos do conhecimento: a historicidade da Educação Profissional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
CODO, Wanderley; VASQUES, Menezes. O que é Burnout? In: CODO, Wanderley (Org.). Educação: Carinho e trabalho. Rio de Janeiro: Vozes, 1999, p. 237-254.
CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e sua prática. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2012.
ESTEVE, José Zaragoza. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Tradução: Durley de Carvalho Cavicchia. 3. ed. Bauru: EDUSC, 1999.
FELDFEBER, Myriam; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Políticas educativas y trabajo docente: nuevas regulaciones, nuevos sujetos? Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2006.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Cortez, 2010.
GONÇALVES, José Alberto. A carreira das professoras no ensino primário. In: NÓVOA, Antonio. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000. p. 141-169.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio (Org.) Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000. p. 31-61.
MAGALHÃES, Jacineide Santos. O sofrimento/adoecimento no exercício laboral Docente: uma revisão de literatura. Revista Científica Educ@ção. v. 3, n. 5, mai. p. 566-576, 2019.
MOSELLI, Luciana Daniella Lages; ASSUNÇÃO, Ada Ávila; MEDEIROS, Adriane Mesquita de. Absenteísmo por distúrbios da voz em professores: revisão da literatura, 2005-2015. Distúrbios da Comunicação. São Paulo, n. 29, set. p. 579-587, 2017.
NÓVOA, António. Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1992.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. As reformas educacionais e suas repercussões sobre o trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 13-38.
PAPARELLI, Renata. Desgaste mental do professor da rede pública de ensino: trabalho sem sentido sob a política de regularização de fluxo escolar. 2009. 194 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
PENTEADO, Regina Zanella; SOUZA NETO, Samuel de. Mal-estar, sofrimento e adoecimento do professor: de narrativas do trabalho e da cultura docente à docência como profissão. Saúde Soc. São Paulo, v. 28, n.1, p.135-153, 2019.
PEREIRA, Terezinha do Socorro Lira; AGUIAR, Alessandra Lima; COSTA, Sinara Almeida da. Mal-Estar Docente: reflexões sobre os desconfortos presentes no desempenho da profissão. Revista Educação e Emancipação. São Luís, v. 8, n. 2, jul./dez. p. 161-181, 2015.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ. Gabinete da Prefeita. Lei complementar n° 29, de 16 de dezembro de 2008. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos do Município de Mossoró e das fundações públicas - Estatuto do Servidor Municipal. Mossoró: Palácio da Resistência, 2008. Disponível em: http://www.sindiserpum.com/p/leis.html/ Acesso em: 25 de outubro de 2019.
PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES DE MOSSORÓ. Previ Mossoró. Disponível em: http://www.previmossoro.com.br/. Acesso em: 27 de out. 2019.
RAMOS, Susana. Satisfação/insatisfação profissional em professores de educação Física do quadro de nomeação definitiva de Coimbra: Um estudo descritivo. 2003. Tese. (Doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física) - Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2003.
WERTHER, Junior Willian; KEITH, Davis. Administração de Pessoal e Recursos Humanos. São Paulo: Mc Graw Hill, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.