A formação pedagógica na docência universitária e seu consequente impacto na internacionalização da educação superior
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.8Palavras-chave:
formação pedagógica, ensino superior, profissão docente, internacionalização da educaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar alguns aspectos sobre a formação pedagógica na docência universitária, discutindo seus consequentes impactos na internacionalização da educação superior. Para isso, abordamos a atuação dos professores, com vistas ao atendimento das exigências endereçadas à sua prática pedagógica, quando não possuem formação qualificada para tal. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, baseado em revisão de literatura, que investigou a internacionalização da educação superior e de que forma ela vem se constituindo como uma das principais questões de debate dentro das universidades, na contemporaneidade. Abordamos a formação de professores como um dos fatores de forte impacto na constituição da internacionalização, considerando que se destaca por estar relacionada à qualidade, inovação, conhecimento, solidariedade e interculturalidade, o que acaba por ressaltar uma contribuição positiva no desenvolvimento das Instituições de Ensino Superior. Neste contexto, a docência tem sido compreendida como uma das possibilidades para a construção de uma universidade mais internacionalizada, em que a formação pedagógica do docente é primordial, diante da realidade experimentada, exigindo uma formação integral para atender à nova demanda que se apresenta, desenvolvendo práticas que articulem ensino, pesquisa, extensão e internacionalização.
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