(De)Formação humana a partir da música
análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.14Palavras-chave:
música, formação humana, teoria críticaResumo
O presente trabalho teve como objetivo compreender o conceito de (de)formação humana a partir da música por meio do estudo da teoria crítica adorniana. A pesquisa, de caráter bibliográfico, tomou como foco a relação entre música, educação e sociedade. A importância dessa pesquisa se justificou pela falta de estudos sobre música e educação que adotam a teoria crítica, portanto, a pesquisa visou estabelecer uma contribuição para a área e propiciar novas pesquisas sobre a temática. A partir das análises, pôde-se observar que a música tem grande potencial (de)formativo, podendo levar à deformação, perda da autonomia e alienação, quando estandardizada, mas podendo também se revelar um caminho para a formação, permitindo a apreensão da promesse du bonheur pelo indivíduo, não o deixando conformado ou contentado com a situação social vigente.
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