v.14, n.3, DOSSIÊ TEMÁTICO, set./dez. 2021

					Visualizar v.14, n.3, DOSSIÊ TEMÁTICO, set./dez. 2021
Publicado: 2021-12-28

Editorial

  • Editorial

    Edinólia Lima Portela, Luís Alcoforado, Marinaide Freitas
    p.18-21

Artigos

  • Reflexões em torno das relações entre docentes e educandos/as na educação de pessoas jovens e adultas: caminhos que se encontram na busca pela garantia de um direito

    Trinidad Vaccarezza, Leôncio Soares
    p.22-50
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p22-50
  • As identidades negras da EJA em diálogo com a (re)educação das relações étnico-raciais

    Luís Carlos Ferreira, Euclides André Musdna Malú
    p.51-76
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p51-76
  • Diálogos sobre práxis reflexiva docente e a adoção do ensino remoto no PROEJA

    Aldo Rezende, Edna Castro de Oliveira, Maria José de Resende Ferreira
    p.77-101
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p77-101
  • A pedagogia libertadora de Freire como possibilidade de empoderamento da mulher na EJA

    Rosely de Oliveira Macário, Linduarte Pereira Rodrigues
    p.102-128
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p102-128
  • As experiências de escolarização dos sujeitos jovens e adultos partícipes das ações do PEI/Mobral no sertão de Alagoas

    Marinaide Freitas, Jailson Costa da Silva, Andresso Marques Torres
    p.129-154
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p129-154
  • Entre lugares e sujeitos da EJA: Mulheres erveiras e os seus saberes culturais no Ver-o-Peso

    Louise Rodrigues Campos, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
    p.155-183
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p155-183
  • A Meta Nove do Plano Municipal de Educação na Rede Municipal de Porto Alegre

    Simone Valdete dos Santos, Carla dos Santos Bandeira
    p.184-204
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p184-204
  • Paulo Freire e o território educativo além muros da escola: três chaves de acesso a múltiplas dimensões de aprendizagem

    Joanne Cristina Pedro, Nilda Stecanela, Sandro de Castro Pitano
    p.205-232
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p205-232
  • Alfabetização na EJA e os indicadores do INAF: um olhar frente às práticas pedagógicas

    Maria Eurácia Barreto de Andrade, Thaís Costa de Freitas
    p.233-257
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p233-257
  • Educação e a emancipação social na trajetória de vida dos sujeitos da EJA

    Adriana de Mello Amorim Novais Silva, Nereida Maria Santos Mafra de Benedictis
    p.258-278
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p258-278
  • A Educação de Jovens e Adultos para adolescentes em conflito com a lei: a educação escolar na socioeducação

    Maria Nilvane Fernandes, Nayara de Souza Costa, Janiely Correia
    p.279-302
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p279-302
  • Singularidades da educação popular do Paranoá-Itapoã (DF): uma construção entre Universidade de Brasília e Movimento Popular Organizado

    Maria Clarisse Vieira, Julieta Borges Lemes Sobral, Renato Hilário dos Reis
    p.303-330
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p303-330
  • Evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos: um estudo na rede estadual de ensino de Pernambuco

    Suzane Bezerra de França, Daniela Pedrosa de Souza
    p.331-360
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p331-360
  • O estado do conhecimento sobre os egressos da EJA e sua permanência na universidade

    Roberta de Jesus Muniz, Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis
    p.361-393
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p361-393
  • Inclusão escolar de jovens e adultos com deficiência: vivências e possibilidades na escola pública

    Gerda de Souza Holanda, Marcelino Arménio Martins Pereira, Sónia Cristina Mairos Ferreira
    p.394-417
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p394-417
  • Do trabalho para a EJA: práticas sociais e formação de professores no/do/para o campo

    Verônica Klepka
    p.418-447
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p418-447
  • Memórias de mulheres afrodescendentes de sucesso na educação de jovens e adultos

    Efigênia Alves Neres, Francis Musa Boakari, Francilene Brito da Silva
    p.448-473
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p448-473
  • Juventude Juventudes: dos contornos sobre o conceito às implicações de um programa socioeducativo

    Edinólia Lima Portela
    p.474-496
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p474-496
  • A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no litoral sul da Bahia: realidade e desafios no ano continuum 2020/2021

    Janille da Costa Pinto, Cátia Regina Conceição dos Santos, Arlete Ramos dos Santos
    p.497-522
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p497-522
  • Práticas pedagógicas de professores da educação de pessoas jovens e adultas no campo: o que dizem as teses e as dissertações no Brasil (2010-2019)

    Samuel Pires Melo, Ruth Sousa Batista, Millena Araújo de Souza
    p.523-550
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p523-550
  • Juventudes na EJA: encontros e desencontros na trama escolar

    Divanir Maria de Lima Reis, Rosemeire Reis
    p.551-575
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p551-575
  • Perfil dos educandos do ensino médio da EJA numa escola pública em Macapá-AP

    Antônio Eugênio Furtado Corrêa, Eugénia da Luz Silva Foster, Elivaldo Serrão Custódio
    p.576-598
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p576-598
  • Reflexões sobre as políticas públicas para a educação de pessoas jovens e adultas: desvelando contradições

    Jerry Wendell Rocha Salazar, Marcelo Pagliosa Carvalho
    p.599-627
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p599-627
  • Poder local e EJA: suas relações com as políticas públicas em São João de Meriti

    Marcos Vinicius Reis Fernandes, Marcia Soares de Alvarenga
    p.628-649
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p628-649
  • Processos de urbanização e degradação ambiental urbana: problematização no contexto da Educação de Jovens e Adultos

    Tanise Paula Novello, Kelly Silva Porto
    p.650-673
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p650-673
  • A influência da concepção crítco-libertadora sobre o direito à EJA: paradigmas em disputas

    Adriana Pereira da Silva
    p.674-699
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p674-699

Entrevista

  • Entrevista com a Professora Maria Eliete Santiago

    Marinaide Freitas, Luís Alcoforado, Edinólia Lima Portela
    p.700-706
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p700-706

Resenha

  • FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. São Paulo: Paz e Terra, 1994. 334 p.

    Marcos José de Castro Guerra
    p.707-718
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p707-718

Edição Completa

Pareceristas