Processos de urbanização e degradação ambiental urbana: problematização no contexto da Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p650-673Palavras-chave:
Degradação Ambiental. Educação Ambiental. Ensino de Jovens e AdultosResumo
Esse artigo tem como objetivo analisar como se dá a inserção da educação ambiental no ensino de jovens e adultos a partir da problematização dos processos de urbanização e degradação ambiental urbana no município de Capão da Canoa (RS). Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários (objetivos e subjetivos) para os alunos, teste da pegada ecológica e debates. O envolvimento e participação dos alunos trouxe o movimento de pertencimento, de reflexões históricas, sociais e ambientais sobre a sua comunidade. A educação ambiental oferece condições de educar para a cidadania, para o pensamento crítico e político a respeito de problemas sociais e locais que aquela comunidade enfrenta. O teste da pegada ecológica possibilitou uma análise comparativa aos países desenvolvidos, as condições sociais e ambientais de cada um em relação aos alunos da turma, uma vez que o resultado foi menor que estes locais onde o uso dos recursos naturais e o descarte de resíduos. Conclui-se, a partir das ações desenvolvidas, que o resultado mais importante dessa pesquisa é a emergência do quanto se faz necessário espaços de vivência em Educação Ambiental em todos os níveis de escolaridade e segmentos da sociedade, promovendo reflexões e possibilitando ações de transformação de suas realidades.
Palavras-chave: Degradação ambiental; Educação ambiental; Ensino de jovens e adultos.
Urbanization processes and urban environmental degradation: problematization in the context of Youth and Adult Education
ABSTRACT
This article aims to analyze the insertion of environmental education in youth and adult education from the problematization of urbanization processes and urban environmental degradation in the municipality of Capão da Canoa (RS). The instruments used for data collection were questionnaires (objective and subjective) for the students, ecological footprint tests and debates. The involvement and participation of the students brought the movement of belonging, of historical, social and environmental reflections about their community. Environmental education offers conditions to educate for citizenship, for critical and political thinking about social and local problems that that community faces. The ecological footprint test enabled a comparative analysis to developed countries, the social and environmental conditions of each in relation to the students of the class, since the result was lower than these places where the use of natural resources and waste disposal. It is concluded, from the actions developed, that the most important result of this research is the emergence of how much is necessary spaces of experience in Environmental Education at all levels of schooling and segments of society, promoting reflections and enabling actions to transform their realities.
Keywords: Environmental degradation; Environmental education; Youth and adult education.
Procesos de urbanización y degradación ambiental urbana: problematización en el contexto de la Educación de Jóvenes y Adultos
RESUMEN
Este artículo tiene como objetivo analizar cómo la educación ambiental se inserta en la educación de jóvenes y adultos a partir de la problematización de los procesos de urbanización y degradación ambiental urbana en el municipio de Capão da Canoa (RS). Los instrumentos utilizados para la recogida de datos fueron cuestionarios (objetivos y subjetivos) para los estudiantes, test de huella ecológica y debates. La implicación y participación de los alumnos aportó el movimiento de pertenencia, la reflexión histórica, social y medioambiental sobre su comunidad. La educación ambiental ofrece condiciones para educar para la ciudadanía, para el pensamiento crítico y político sobre los problemas sociales y locales que enfrenta esa comunidad. La prueba de la huella ecológica permitió un análisis comparativo con los países desarrollados, las condiciones sociales y ambientales de cada uno en relación con los estudiantes de la clase, ya que el resultado fue inferior a estos lugares donde el uso de los recursos naturales y la eliminación de residuos. Se concluye, a partir de las acciones desarrolladas, que el resultado más importante de esta investigación es el surgimiento de cuanto es necesario espacios de experiencia en Educación Ambiental en todos los niveles de escolaridad y segmentos de la sociedad, promoviendo reflexiones y posibilitando acciones de transformación de sus realidades.
Palabras clave: Degradación ambiental; Educación ambiental; Educación de jóvenes y adultos.
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