A pedagogia libertadora de Freire como possibilidade de empoderamento da mulher na EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p102-128

Palavras-chave:

Educação emancipadora, Leitura, Empoderamento, Diversidade, EJA

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de um estudo teórico que compõe parte de uma pesquisa desenvolvida na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e consiste em discutir práticas de leitura voltadas ao empoderamento das mulheres/estudantes vinculadas ao Ensino Fundamental das séries iniciais (1º ao 5º ano) da EJA. A pesquisa se justifica pela necessidade de analisar alguns estudos já realizados por pesquisadores nesta modalidade de ensino, sustentados à luz dos pressupostos de Freire, no intuito de refletir sobre as práticas educativas que se configuram no universo escolar da EJA. Pautados na metodologia da pesquisa exploratória, do tipo bibliográfica, os resultados desta investigação apontam a necessidade de aproximação docente com a pedagogia do diálogo, da escuta, bem como entre as estudantes, frente à necessidade de práticas de leitura ao encontro do empoderamento das mulheres para além dos muros da escola. Sinalizam ainda para um ensino da língua materna ao encontro das mulheres em situação de diversidade, na busca pelo desejo unânime de aprender a ler/escrever, indo além do processo mecânico de decodificação, diante dos desafios colocados para a educação emancipadora na sociedade contemporânea.

Palavras-chave: Educação emancipadora; Leitura; Empoderamento; Diversidade; EJA.

Freire's liberating pedagogy as a possibility of women's empowerment in EJA

ABSTRACT

This work presents the result of a theoretical study that is part of a research developed in the Education of Youth and Adults (EJA) and consists of discussing reading practices aimed at the empowerment of women/students linked to elementary school in the early grades (1st to 5th year) of EJA. The research is justified by the need to analyze some studies already carried out by researchers in this modality of teaching, supported in the light of Freire's assumptions, in order to reflect on the educational practices that are configured in the EJA school universe. Based on the methodology of exploratory research, of the bibliographic type, the results of this investigation point to the need to bring teachers closer to the pedagogy of dialogue, listening, as well as among students, given the need for reading practices to meet the empowerment of women to beyond the school walls. They also point to a teaching of the mother tongue to meet women in a situation of diversity, in the search for the unanimous desire to learn to read/write, going beyond the mechanical process of decoding, given the challenges posed for emancipatory education in contemporary society.

Keywords: Emancipatory education; Reading; Empowerment; Diversity; EJA.

La pedagogía liberadora de Freire como posibilidad del empoderamiento de las mujeres en EJA

RESUMEN

Este trabajo presenta el resultado de un estudio teórico que forma parte de una investigación desarrollada en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) y consiste en discutir prácticas lectoras orientadas al empoderamiento de mujeres/estudiantes vinculadas a la escuela primaria en los primeros grados (1er. a 5o año) de EJA. La investigación se justifica por la necesidad de analizar algunos estudios ya realizados por investigadores en esta modalidad de enseñanza, apoyados a la luz de los supuestos de Freire, con el fin de reflexionar sobre las prácticas educativas que se configuran en el universo escolar de EJA. A partir de la metodología de investigación exploratoria, de tipo bibliográfico, los resultados de esta investigación apuntan a la necesidad de acercar a los docentes a la pedagogía del diálogo, la escucha, así como entre los estudiantes, dada la necesidad de prácticas lectoras para atender el empoderamiento. de las mujeres más allá de los muros de la escuela. También apuntan a la enseñanza en lengua materna para encontrar mujeres en situación de diversidad, en la búsqueda del deseo unánime de aprender a leer / escribir, yendo más allá del proceso mecánico de decodificación, dados los desafíos que plantea la educación emancipadora en la sociedad contemporánea.  

Palabras clave: Educación emancipadora; Leer; Empoderamiento; Diversidad; EJA.

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Biografia do Autor

Rosely de Oliveira Macário, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Membro do grupo de pesquisa - Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPQ-UEPB).

Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutor em Linguística e Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Departamento de Letras e Artes (DLA) e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Líder do grupo de pesquisa - Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPQ-UEPB). ORCID:  . E-mail:

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

MACÁRIO, Rosely de Oliveira; RODRIGUES, Linduarte Pereira.
A pedagogia libertadora de Freire como possibilidade de empoderamento da mulher na EJA
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 3, p. p.102–128, 28 Dez 2021 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18169. Acesso em: 14 nov 2024.