Práticas pedagógicas de professores da educação de pessoas jovens e adultas no campo: o que dizem as teses e as dissertações no Brasil (2010-2019)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p523-550Palavras-chave:
Educação do campo, Educação de pessoas jovens e adultas, Práticas pedagógicasResumo
A educação do/no campo tem se diferenciado da educação rural em seus processos socioeducativos. Os movimentos sociais têm reivindicado a educação preocupada com o desenvolvimento de seus territórios rurais, e não para o interesse estrito do Capital. Entende-se, assim, que as práticas pedagógicas dos professores se distinguem diante de seus espaços de atuação, como tem sido na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) em territórios rurais com turmas multisseriadas. Observam-se diferentes demandas ao educador, além da compreensão de que a escola, no seu papel de formação de sujeitos socioculturais, deve estar firmada no objetivo de desenvolver práticas pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento de educandos autônomos. Diante disso, busca-se analisar as práticas pedagógicas dos educadores que atuam na educação de pessoas jovens e adultas no campo, por meio das teses e dissertações dos programas de pós-graduação do Brasil. Optou-se por uma pesquisa qualitativa do tipo Estado da Arte, e pela técnica de Análise Conteúdo, de Bardin (2004). Por meio dos filtros de seleção (descritores e recorte temporal), foram encontrados seis trabalhos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, nos quais se observou que as práticas pedagógicas dos docentes da EPJA territórios rurais são marcadas por influências econômicas, culturais, políticas e sociais, que necessitam de apoio na Formação Continuada e de recursos para atuação do educador na Educação do/no campo, portanto, a partir de práticas críticas, reflexivas e integrantes das realidades que ensejam transformadoras nas salas da Educação de Pessoas Jovens e Adultas do Campo.
Palavras-chave: Educação do campo; Educação de pessoas jovens e adultas; Práticas pedagógicas.
Pedagogical practices of youth and adult education teachers in the field: what do theses and dissertations say in Brazil (2010-2019)
ABSTRACT
Abstract: The education of/in the countryside has been different from rural education in its socio-educational processes. Social movements have demanded education concerned with the development of their rural territories, and not for the strict interest of Capital. It is understood, therefore, that the pedagogical practices of teachers are distinguished in relation to their spaces of action, as it has been in the Education of Young and Adult People (EPJA) in rural territories with multigrade classes. There are different demands on the educator, in addition to the understanding that the school, in its role of training sociocultural subjects, must be based on the objective of developing pedagogical practices that contribute to the development of autonomous students. Therefore, we seek to analyze the pedagogical practices of educators who work in the education of young and adult people in the countryside, through thesis and dissertations of postgraduate programs in Brazil. We opted for qualitative research of the State-of-the-Art type, and for the Content Analysis technique, by Bardin (2004). Through selection filters (descriptors and time frame), six works were found in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, in which it was observed that the pedagogical practices of EPJA teachers in rural territories are marked by economic, cultural, political and social, which need support in Continuing Education and resources for the educator's performance in Education of/in the countryside, therefore, from critical, reflective practices that are part of the transformative realities in the Education of Young and Adult People in the countryside.
Keywords: Rural education; Youth and adult education; Pedagogical practices.
Prácticas pedagógicas de profesores de educación de jóvenes y adultos en el ámbito: qué dicen las tesis y disertaciones en Brasil (2010-2019)
RESUMEN
La educación del / en el campo ha sido diferente a la educación rural en sus procesos socioeducativos. Los movimientos sociales han reclamado una educación preocupada por el desarrollo de sus territorios rurales, y no por el estricto interés del Capital. Se entiende, por tanto, que las prácticas pedagógicas de los docentes se distinguen en relación a sus espacios de acción, como ha sido en la Educación de Jóvenes y Adultos (EPJA) en territorios rurales con clases multigrado. Existen diferentes demandas al educador, además de entender que la escuela, en su rol de formación de sujetos socioculturales, debe basarse en el objetivo de desarrollar prácticas pedagógicas que contribuyan al desarrollo de estudiantes autónomos. Por lo tanto, buscamos analizar las prácticas pedagógicas de los educadores que trabajan en la educación de jóvenes y adultos en el campo, a través de tesis y disertaciones de programas de posgrado en Brasil. Se optó por una investigación cualitativa del tipo State of the Art, y por la técnica de Análisis de Contenidos, de Bardin (2004). A través de filtros de selección (descriptores y marco temporal), se encontraron seis trabajos en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones, en los cuales se observó que las prácticas pedagógicas de los docentes de EPJA en territorios rurales están marcadas por factores económicos, culturales, políticos y sociales, que necesitan apoyo en Educación Continuada y recursos para el desempeño del educador en Educación del / en el campo, por tanto, a partir de prácticas críticas y reflexivas que son parte de las realidades transformadoras en la Educación de Jóvenes y Adultos en el campo.
Palabras clave: Educación rural; Educación de jóvenes y adultos; Prácticas pedagógicas.Downloads
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