Evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos: um estudo na rede estadual de ensino de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p331-360Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Evasão escolar, Direito à educação, Permanência na escolaResumo
A evasão escolar constitui um dos maiores problemas para as redes de ensino, em diferentes níveis e modalidades. O tratamento da problemática da evasão, no contexto da Educação de Jovens e Adultos, exige uma abordagem particularizada, tendo em vista que a própria modalidade existe como resultado desse fenômeno. Neste sentido, buscamos neste trabalho investigar os aspectos que influenciam a ocorrência da evasão escolar na EJA, no âmbito da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. O enfoque do estudo esteve voltado para compreender a questão a partir dos olhares de estudantes, professores e gestores escolares. Os participantes do estudo indicaram que a evasão escolar dos estudantes da EJA ocorre, principalmente, em decorrência de aspectos externos às escolas. Os dados também apontaram que a permanência pode ser impactada por ações didáticas, que promovam o fortalecimento e a visibilidade da EJA na comunidade escolar.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Evasão escolar; Direito à educação; Permanência na escola.
Student dropout in the Youth and Adult Education: a study in the public school system of Pernambuco
ABSTRACT
Student dropout is one of the biggest problems for teaching networks at different levels and modalities. The treatment of the problem of student dropout in the context of Youth and Adult Education (YAE) requires a particularized approach because the modality itself exists as a result of this phenomenon. In this sense, we seek to investigate the aspects that influence the occurrence of student dropout in the YAE within the public school system of the state of Pernambuco. The focus of the study was to understand the issue from the perspectives of students, teachers and school managers. The study participants indicated that student dropout of YAE students occurs due to external aspects of schools. The data indicated that permanence can be impacted by didactic actions that promote the strengthening and visibility of YAE in school community.
Keywords: Youth and Adult Education; Student dropout; Right to education; Stay in School.
Deserción escolar en la Educación de Jóvenes y Adultos: un estudio en la red pública de enseñanza de Pernambuco
RESUMEN
La deserción escolar es uno de los mayores problemas en las redes de enseñanza en diferentes niveles y modalidades. El tratamiento del problema de la deserción escolar en el contexto de la Educación de Jóvenes yAdultos (EJA) requiere un enfoque particularizado porque la modalidad en sí existe como resultado de este fenómeno. En este sentido, buscamos investigar los aspectos que influyen en la ocurrencia de la deserción escolar en la EJA en la red pública de enseñanza en el estado de Pernambuco. El enfoque del estudio fue comprender el tema desde las perspectivas de los estudiantes, profesores y gestores escolares. Los participantes del estudio indicaron que la deserción escolar de los estudiantes de la EJA se produce debido a aspectos externos de las escuelas. Los datos indicaron que la permanencia puede ser afectado por acciones didácticas que promuevan el fortalecimiento y la visibilidad de la EJA en la comunidad escolar.
Palabras clave: Educación de Jóvenes y Adultos; Deserción escolar; Derecho a la educación; Permanencia en la escuela.Downloads
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