Juventudes na EJA: encontros e desencontros na trama escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p551-575

Palavras-chave:

Juventudes na EJA, Cotidiano, Culturas juvenis, Cultura escolar

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os encontros e desencontros dos sujeitos jovens-estudantes da Educação de Jovens e Adultos com a trama escolar. Compreende-se trama escolar como a rede de múltiplos saberes e experiências que se corporificam no entremeio dos fios tecidos no cotidiano escolar. Recorre a fragmentos de uma investigação realizada por meio do método etnográfico, em uma escola pública noturna da região agreste do Estado de Alagoas, por um período de dois anos, tendo como referência a seguinte questão: até que ponto a cultura escolar dialoga com as culturas juvenis no contexto da EJA? Para a coleta de dados fizemos uso de observações participantes e entrevistas etnográficas com um coletivo de jovens. O estudo evidenciou que os jovens-estudantes da EJA, participantes da pesquisa, utilizam tanto táticas que reinventam a cultura escolar e mobilizam as culturas juvenis, fortalecendo o sentimento de pertença ao lugar, como outras que perpetuam o discurso do não-lugar das juventudes [adolescentes] na EJA. Isto sinaliza a inexistência de unidade no que diz respeito aos modos como os jovens se veem nesse espaço. A imersão no cotidiano vivenciado pelos jovens revelou recorrências que insinuam ora aproximações/encontros, ora distanciamentos/desencontros entre os estudantes e a escola.

Palavras-chave: Juventudes na EJA; Cotidiano; Culturas juvenis; Cultura escolar.

Youths at EJA: encounters and disagreements in the school plot

ABSTRACT

This article aims to analyze the encounters and disagreements of the young-students of the Youth and Adult Education (EJA) with the school plot. School plot is understood as the network that embodies in the interweaving of the experiences lived in the daily school life. For this, it uses fragments of an investigation carried out using the ethnographic method, in a public night school in the rural region of the State of Alagoas, for a period of two years, taking as reference the following question: to what extent is there a dialogue between the culture of the school and the youth cultures in the context of EJA? For data collection, participant observations and ethnographic interviews were used with a group of young people. The study showed that the Young EJA students, research participants, use both tactics that reinvente school culture and mobilize youth cultures, strengthening the feeling of belonging to the place, as others that perpetuate the discourse of non-place of youth (teenagers) in EJA. This signals the lack of unity with regard to the ways in which young people see themselves in this space. The immersion in the daily life experienced by young people highlited recurrences that suggest at times similarities/encounters, at other times distances/disagreements between students and the school.

Keywords: Youths at EJA; Daily routine; Youth cultures; School culture.

Juventudes em la EJA: encuentros y desencuentros em la trama escolar

RESUMEN

Este artículo tiene como objetivo analizar los encuentros y desencuentros de los sujetos jóvenes estudiantes de la Educación de Jóvenes y adultos con la trama escolar. Se comprende por trama escolar la red que se corporifica en el entremedio de los entretejidos del cotidiano escolar. Para eso recurre a fragmentos de una investigación realizada a través del método etnográfico en una escuela pública nocturna de la región agreste del Estado de Alagoas, por un período de dos años, teniendo como referencia la siguiente cuestión: ¿hasta qué punto la cultura escolar dialoga con las culturas juveniles en el contexto de la EJA? Para la recolección de datos hicimos uso de observaciones participantes y entrevistas etnográficas con un colectivo de jóvenes. El estudio evidenció que los jóvenes estudiantes de la EJA, participantes de la investigación, utilizan tanto tácticas que reinventan la cultura escolar y movilizan las culturas juveniles, fortaleciendo el sentimiento de pertenencia al lugar, como otras que perpetúan el discurso el no lugar de las juventudes [adolescentes] en la EJA. Esto señala la inexistencia de unidad en cuanto a las maneras como los jóvenes se ven en ese espacio. La inmersión en el cotidiano vivenciado por los jóvenes reveló recurrencia que insinúan ya sea acercamiento/encuentros o alejamientos/desencuentros entre los estudiantes y la escuela.  

Palabras clave: Juventudes en la EJA; Cotidiano; Culturas juveniles; Cultura escolar.

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Biografia do Autor

Divanir Maria de Lima Reis, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Professora das Licenciaturas do Instituto Federal de Alagoas, campus Arapiraca.

Rosemeire Reis, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pela Universidade Sorbonne Paris Nord. Líder do grupo GPEJUV - Juventudes, Culturas e Formação (UFAL). Pesquisadora Produtividade CNPq (PQ2). Professora de graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

REIS, Divanir Maria de Lima; REIS, Rosemeire.
Juventudes na EJA: encontros e desencontros na trama escolar
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 3, p. p.551–575, 28 Dez 2021 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18215. Acesso em: 14 nov 2024.