Educação no Brasil: o dualismo arraigado desde o Brasil-Império e o movimento de ruptura a partir do Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais

Autores

  • Simone Sell

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n1p118-142

Palavras-chave:

Formação do Brasil. Divisão de Classes. Dualismo no Ensino.

Resumo

Quando se trata de aspectos relacionados à Educação no Brasil, faz-se necessário observar a trajetória percorrida até a chamada “democratização” do Ensino nos dias atuais. Assim, é fundamental voltar o olhar ao Brasil-Império, que trouxe consigo o ideário de que “não convém uma educação tão mole a quem há de servir à República, de pés e de mãos, por toda a vida”, considerando, nesses termos, que a educação formal deveria ser um privilégio das camadas dirigentes. Esse parece ser o cerne do dualismo no ensino, afinal, segundo imposições sociais, determina-se o tipo de ensino conforme a origem de classe dos indivíduos. Sob essa ótica, surgiram as Escolas de Aprendizes Artífices, direcionadas aos “desvalidos da fortuna”, e mais tarde foram transformadasem Escolas Técnicas, Centros Federais de Educação Tecnológica, passando por uma transformação mais radical quando da implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que carregam consigo uma proposta, cuja práxis imprime um movimento de combate ao dualismo por meio da oferta do Ensino Médio Integrado, visto que os cursos conferem aos egressos uma profissão em conjunto com a formação humana integral, aspecto este que abre caminho à classe trabalhadora a itinerários formativos também em nível superior e atuação em pesquisa científica, perspectiva antes negada ou dificultada às classes socialmente menos favorecidas.

Palavras-chave: Formação do Brasil. Divisão de Classes. Dualismo no Ensino.

 

Education inBrazil: the dualism rooted since Brazil-Empire and the movement of rupture from the Integrated Secondary Education of the Federal Institutes

ABSTRACT

When it comes to aspects related to Education inBrazil, it is necessary to observe the trajectory traversed until the so-called “democratization” of Education in the present day. Thus, it is fundamental to turn our gaze to Brazil-Empire, which brought with it the idea that “it is not appropriate an education so soft to those who will serve the Republic, of feet and hands, throughout life”, considering, in this case, that formal education should be a privilege of the ruling classes. This seems to be the core of dualism in teaching, after all, according to social impositions, the type of education according to the class origin of individuals is determined. From this point of view, the Apprentice’s Schools, aimed at the “helpless people of fortune”, were later transformed into Technical Schools, Federal Centers of Technological Education, undergoing a more radical transformation when it was implanted the Federal Institutes of Education, Science and Technology, which carry with them a proposal whose praxis implies a movement to combat dualism through the provision of Integrated Secondary Education, since the courses give the graduates a profession in conjunction with integral human formation, an aspect that opens the way for the working class to formative itineraries also at the higher level and professional performance in scientific research, perspective previously denied or hindered to socially less favored classes.

Keywords: Formation of Brazil. Division of Classes. Dualism in Teaching.

 

Educación en Brasil: el dualismo arraigado desde el Brasil-Imperio y la ruptura conla Escuela Secundaria Integrada de los Institutos Federales

RESUMEN

Cuando se trata de aspectos relacionados conla Educaciónem Brasil, es necesario observar la trayectoria recurrida hasta la llamada “democratización” dela Enseñanzaen los días actuales. Así, es fundamental volver a mirar al Brasil-Imperio, que trajo consigo El ideario de que “no conviene una educación tan blanda a quien ha de servir ala República, de pies y de manos, por toda la vida’, considerando, en esos términos, que la educación formal debería ser un privilegio de los grupos dirigentes. Ello parece ser el cierne del dualismo en la enseñanza, en fi n, según imposiciones sociales, se determina el tipo de enseñanza conforme el origen de clase de los individuos. Bajo esa óptica, surgieron las Escuelas de Aprendices Artifi cies, direccionadas a los “desvalidos de la fortuna”, y más tarde fueron transformadas en Escuelas Técnicas, Centros Federales de Educación Tecnológica, pasando por una transformación más radical, al implementar los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología, que llevan consigo una propuesta, cuya praxis imprime un movimiento de combate al dualismo por medio de la oferta dela Enseñanza MediaIntegrada, ya que los cursos brindan a los egresos una profesión en conjunto con la formación humana integral, aspecto este que abre camino a la clase trabajadora a itinerarios formativos también en nivel superior y actuación em investigación científi ca, perspectiva antes negada o difi cultada a lãs clases socialmente menos favorecidas.

Palabras Clave: Constitución de Brasil. División de Clases. El dualismo en la enseñanza.

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Biografia do Autor

Simone Sell

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Técnicaem Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.  

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Publicado

2019-01-29

Como Citar

SELL, Simone.
Educação no Brasil: o dualismo arraigado desde o Brasil-Império e o movimento de ruptura a partir do Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais
. Revista Educação e Emancipação, v. 12, n. 1, p. p.118–142, 29 Jan 2019 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10747. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos