A educação como contraponto das políticas neoliberais de fratura social
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n2p270-292Palavras-chave:
Neoliberalismo, Classe trabalhadora, EducaçãoResumo
Este artigo apresenta as estratégias históricas do modelo econômico neoliberal e as arbitrariedades políticas instituídas nesse tipo de economia que gera graves consequências contra a classe trabalhadora brasileira e amplia as desigualdades sociais. Ao problematizar essas questões, foi necessário analisar e discutir demandas referentes às políticas neoliberais e suas arbitrárias imposições ao trabalhador. A partir desse fundamento, percebemos que é preciso assumir o risco de compreender a história como fundamento e enfrentamento das mazelas provocadas pelo presente sistema neoliberal que é um grande impositor das desigualdades sociais e constituidor de direitos que preservam a acumulação de capital da classe dominante.
Palavras-chave: Neoliberalismo. Classe trabalhadora. Educação.
Education as Counterpoint for Neoliberals Politics for Social Fracture
Abstract
This article features the historical strategies of the neoliberal economic model and the political arbitrariness instituted in this type of economy, which generates serious consequences against a Brazilian labor class and wide social inequalities. Therefore, those questions are analyzed and discussed based on neoliberal policies against the workman. From this foundation, we perceive that it is necessary to take on or to understand the history as a foundation and confrontation of bad ones caused by the present neoliberal system that is a great diffuser of social inequalities and constituent of directs that preserve the riches of the dominant class
Keywords: Neoliberalism. Class worker. Education.
La Educación como Contrapunto de las Políticas Neoliberales de Fractura Social
Resumen
Este artículo presenta las estrategias históricas del modelo económico neoliberal y las arbitrariedades políticas instituidas en dicha economía, que genera graves consecuencias contra la clase trabajadora brasileña y amplía las desigualdades sociales. Al problematizar esas cuestiones, fue necesario analizar y discutir demandas referentes a las políticas neoliberales y sus arbitrarias imposiciones al trabajador. Con base en ello, percibimos que es necesario asumir el riesgo de comprender la historia como fundamento y enfrentamiento de los daños provocados por el presente sistema neoliberal que es un gran impositor de las desigualdades sociales y constituidor de derechos que preservan la acumulación de capital de la clase dominante,
Palabras clave: Neoliberalismo. Clase trabajador. Educacion.
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