A educação como contraponto das políticas neoliberais de fratura social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n2p270-292

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Classe trabalhadora, Educação

Resumo

Este artigo apresenta as estratégias históricas do modelo econômico neoliberal e as arbitrariedades políticas instituídas nesse tipo de economia que gera graves consequências contra a classe trabalhadora brasileira e amplia as desigualdades sociais. Ao problematizar essas questões, foi necessário analisar e discutir demandas referentes às políticas neoliberais e suas arbitrárias imposições ao trabalhador. A partir desse fundamento, percebemos que é preciso assumir o risco de compreender a história como fundamento e enfrentamento das mazelas provocadas pelo presente sistema neoliberal que é um grande impositor das desigualdades sociais e constituidor de direitos que preservam a acumulação de capital da classe dominante.

Palavras-chave: Neoliberalismo. Classe trabalhadora. Educação.

Education as Counterpoint for Neoliberals Politics for Social Fracture

Abstract

 This article features the historical strategies of the neoliberal economic model and the political arbitrariness instituted in this type of economy, which generates serious consequences against a Brazilian labor class and wide social inequalities. Therefore, those questions are analyzed and discussed based on neoliberal policies against the workman. From this foundation, we perceive that it is necessary to take on or to understand the history as a foundation and confrontation of bad ones caused by the present neoliberal system that is a great diffuser of social inequalities and constituent of directs that preserve the riches of the dominant class

Keywords: Neoliberalism. Class worker. Education.

La Educación como Contrapunto de las Políticas Neoliberales de Fractura Social

Resumen

Este artículo presenta las estrategias históricas del modelo económico neoliberal y las arbitrariedades políticas instituidas en dicha economía, que genera graves consecuencias contra la clase trabajadora brasileña y amplía las desigualdades sociales. Al problematizar esas cuestiones, fue necesario analizar y discutir demandas referentes a las políticas neoliberales y sus arbitrarias imposiciones al trabajador. Con base en ello, percibimos que es necesario asumir el riesgo de comprender la historia como fundamento y enfrentamiento de los daños provocados por el presente sistema neoliberal que es un gran impositor de las desigualdades sociales y constituidor de derechos que preservan la acumulación de capital de la clase dominante,

Palabras clave: Neoliberalismo. Clase trabajador. Educacion.

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Biografia do Autor

Maria José Pereira de Oliveira Dias, Universidade Federal de Goiás - UFG

Mestre em Educação no PPGE da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás. Doutoranda em Educação no PPGE da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás. Professora no Departamento de Educação Infantil/CEPAE/UFG. Bolsista FAPEG, e Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais e Gestão Escolar - GPPEGE/PUC Goiás.

Maria Esperança Fernandes Carneiro, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na Linha de Pesquisa: Estado, Instituições e Políticas Educacionais e ao Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais e Gestão Escolar - GPPEGE/PUC Goiás.

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Publicado

2020-08-30

Como Citar

DIAS, Maria José Pereira de Oliveira; CARNEIRO, Maria Esperança Fernandes.
A educação como contraponto das políticas neoliberais de fratura social
. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 2, p. p.270–292, 30 Ago 2020 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14956. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos