Professor tradicional: entre as ideologias de direita e de esquerda
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n2p293-314Palavras-chave:
Professor tradicional, Escola pública, Educação progressista, DemocraciaResumo
No sistema educacional brasileiro, a figura do professor é controvertida. Em alguns casos, acusam-no de autoritário, despreparado para lidar com as novas tecnologias ou incapaz de compreender as transformações pelas quais a contemporaneidade passa. Em outros, ao contrário, dizem que está sufocado pelas pressões da sala de aula e que, por distintas causas, minam a sua autoridade. Há ideologias que combatem a figura do professor tradicional relacionando-o com a Ditadura Militar de 64. Contudo, mesmo com um currículo democrático e com constante preocupação didático-metodológica, os índices de aprendizado da educação básica, desde a Redemocratização, não são satisfatórios. Vez ou outra aparecem escolas isoladas, privadas ou estatais, que apresentam bons resultados e, quando analisasadas detalhadamente, nota-se que há rechaço, explícito ou tácito, a muitas das ideias preconizadas pela educação progressista. Por tudo isso, o objetivo deste artigo é analisar o papel do professor tradicional e da escola estatal no contexto da sociedade democrática atual.
Palavras-chave: Professor tradicional. Escola pública. Educação progressista. Democracia.
Traditional teacher: between the right and left ideologies
ABSTRACT
In the Brazilian educational system, the figure of the teacher is controversial. In some cases, they accuse him of being authoritarian, unprepared to deal with new technologies, or unable to understand the transformations that contemporary times go through. In others, on the contrary, they say that he is suffocated by classroom pressures and that, for different causes, undermine his authority. There are ideologies that counteract the figure of the traditional teacher by relating him to the Military Dictatorship of 64. However, even with a democratic curriculum and constant didactic-methodological concern, the learning indices of basic education since Redemocratization are not satisfactory. Occasionally, isolated private or state schools appear, which have good results, and when you look at them in detail you find that there is an explicit or tacit rejection of many of the ideas advocated by progressive education. Therefore, the aim of this paper is to analyze the role of the teacher and the traditional school in the context of the current democratic society.
Keywords: Traditional teacher. Public school. Progressive education. Democracy.
Profesor tradicional: entre las ideologías de derecha y de izquierda
RESUMEN
En el sistema educativo brasileño, la figura del profesor está controvertida. En algunos casos, nos acusan de autoritario, sin preparo para lidiar con las nuevas tecnologías o incapaz de comprender las transformaciones por las cuales la contemporaneidad pasa. En otros, al contrario, dicen que está sofocado por las presiones del aula y que, por diferentes causas, disminuyen su autoridad. Hay ideologías que combaten la figura del profesor tradicional relacionándolo con la Dictadura Militar del 64. Pero, mismo con un currículo democrático y constante preocupación didáctico-metodológica, los índices de aprendizaje de la educación básica, desde la Redemocratización, no son satisfactorios. De vez en cuando, aparecen escuelas aisladas, privadas o estatales, que presentan buenos resultados, y cuando se las analiza detalladamente, se nota que hay rechazo, explícito o tácito, de muchas ideas preconizadas por la educación progresista. Por esta razón, el objetivo de este artículo es analizar el papel del profesor tradicional y de la escuela estatal en el contexto de la sociedad democrática actual.
Palabras clave: Profesor tradicional. Escuela pública. Educación progresista. Democracia.
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