Expansão da educação superior para o semiárido: Um debate necessário
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n2p334-354Palavras-chave:
Educação Superior, Políticas públicas, Financiamento, Fundo públicoResumo
A partir do primeiro governo Lula iniciou-se uma política pública de expansão da Educação Superior, com ampliação de vagas e criação de novas universidades e campi em regiões que tinham pouca presença de instituições desse nível de ensino. Essa expansão efetuou-se tanto por meio de instituições públicas, quanto por privadas, evidenciando-se dois modelos de educação superior, um notadamente mercantilista, e o outro, mesmo com suas contradições e recebendo pressões externas para que se aproxime mais do outro modelo, que se volta ao serviço à sociedade brasileira. Este trabalho procura registrar este momento da Universidade Brasileira, tomando por base o sul do Ceará, onde está instalada a Universidade Federal do Cariri, instituição criada por essa política de expansão. O trabalho fundamentou-se em uma revisão bibliográfica sobre o tema e na coleta de dados quantitativos do território. Sobre o material coletado foi realizada uma abordagem na perspectiva crítica, embasado na teoria marxista, para apontar as contradições dessa expansão e os pontos positivos da mesma. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de um modelo diferenciado de Ensino Superior, que responda as demandas do Semiárido, embora o sistema capitalista exerça cada vez maior pressão para que o Ensino Superior se padronize de acordo com o projeto do capital para o território.
Palavras-chave: Educação Superior. Políticas públicas. Financiamento. Fundo público.
Expansion of higher education for the semiarid: a necessary
ABSTRACT
From the first Lula government onwards, a public policy of expansion of Higher Education began, with expansion of vacancies, creation of new universities and campuses in regions that had little presence of institutions of this level of education. This expansion took place both through public and private institutions, with two models of higher education, one notably mercantilist, and the other, even with its contradictions and receiving external pressures to get closer to the other model, which returns to service to Brazilian society. This work seeks to record this moment of the Brazilian University, based on the south of Ceará, where the Federal University of Cariri is located, an institution created by this expansion policy. The work was based on a literature review on the topic, and the collection of quantitative data from the territory. A critical approach was taken on the material collected, based on the Marxist theory, to point out the contradictions of this expansion and the positive points of it. The results of the study point to the need for a differentiated model of Higher Education, which responds to the demands of the Semiarid Region, although the capitalist system exerts increasing pressure for Higher Education to standardize according to the capital project for the territory.
Keywords: Higher Education. Public policy. Financing. Public background.
Expansión de la enseñanza superior para el semiárido: Un debate necesario
RESUMEN
Desde el primer gobierno Lula se inició una política pública de expansión de la Enseñanza Superior, con la ampliación de plazas, creación de nuevas universidades y campi en regiones donde había poca presencia de instituciones de dicho nivel de enseñanza. Esta expansión se efectuó tanto por medio de instituciones públicas como por privadas, evidenciándose dos modelos de enseñanza superior, uno especialmente mercantilista mientras que el otro con sus contradicciones y recibiendo presiones externas para que se acerque más del otro modelo se vuelve al servicio de la sociedad brasileña. Este trabajo busca registrar este momento de la Universidad Brasileña, tomando por base el sur de Ceará, donde está ubicada la Universidad Federal do Cariri, institución creada por dicha política de expansión. Basándose en una revisión bibliográfica sobre el tema y la recogida de datos cuantitativos del territorio. Sobre el material recogido fue realizado un abordaje en la perspectiva crítica, basado en la teoría marxista, para señalar las contradicciones de dicha expansión y sus puntos positivos. Los resultados del estudio evidencian la necesidad de un modelo diferenciado de Enseñanza Superior, que conteste a las demandas del Semiárido, aunque el sistema capitalista ejerza cada vez mayor presión para que la Enseñanza Superior se estandarice de acuerdo con el proyecto del capital para el territorio.
Palabras clave: Enseñanza Superior. Políticas públicas. Financiación. Fondo público.
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