Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p70-93

Palavras-chave:

Cultura material escolar, Móveis escolares, Instrução primária paranaense

Resumo

Na esteira do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989), encontramos nas pistas e nos pormenores uma forma de interpretar e investigar a escola primária paranaense do século XIX. Por esta razão, este artigo tem como objetivo entender como ocorreu o processo de aquisição de móveis escolares para a escola primária paranaense. A empiria documental corresponde a artigos de jornais, leis, decretos e regulamentos da legislação escolar, cartas e iconografia, bem como relatórios e ofícios de professores, inspetores e presidentes da província do Paraná que estiveram presentes na troca de correspondência governamental no século XIX. Como resultados, percebemos que existiram diferentes modos de ser da escola primária durante o século XIX, o que culminou em formas distintas de supri-la materialmente.

Palavras-chave: Cultura material escolar. Móveis escolares. Instrução primária paranaense.

Clues and indications: research on the process of acquiring furniture in the primary school (1884 - 1894)

ABSTRACT

In the wake of Carlo Ginzburg's (1989) indicative paradigm, we find in the clues and details a way of interpreting and investigating the 19th-century primary school of Paraná. For this reason, this article aims to understand how the process of buying school furniture for the primary school of Paraná took place. The documentary empiricism corresponds to newspaper articles, laws, decrees and regulations of school legislation, letters and iconography, as well as reports and letters from teachers, inspectors, and presidents of the province of Paraná, who were present in the exchange of government correspondence in the 19th century. As a result, we realize that there were different ways of being of the primary school during the 19th century, which culminated in different ways of supplying it materially.

Keywords: School material culture. School furniture. Primary education in Paraná.

Pistas e indicaciones: una investigación sobre el proceso de adquisición de mobiliario en la escuela primaria (1884 - 1894)

RESUMEN

Siguiendo el paradigma indicativo de Carlo Ginzburg (1989), encontramos en las pistas y detalles una forma de interpretar e investigar la escuela primaria del siglo XIX en Paraná. Por esta razón, este artículo tiene como objetivo entender cómo se produjo el proceso de adquisición de mobiliario escolar para la escuela primaria de Paraná. El empirismo documental corresponde a artículos periodísticos, leyes, decretos y reglamentos de legislación escolar, cartas e iconografía, así como informes y cartas de maestros, inspectores y presidentes de la provincia de Paraná, que estuvieron presentes en el intercambio de correspondencia gubernamental en el siglo XIX. Como resultado, notamos que hubo diferentes modos de ser de la escuela primaria durante el siglo XIX, lo que culminó en distintas formas de suplirla materialmente.

Palabras clave: Cultura material escolar. Mobiliario escolar. Educación primaria de Paraná.

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Biografia do Autor

Gecia Aline Garcia

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná.  Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista CAPES.

Gizele de Souza, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.   Pós-Doutora em Educação pela Università degli Studi di Firenze/Itália. Professora do Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (NEPIE). Editora Editora Chefe da Educar em Revista (UFPR).

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Publicado

2020-12-09

Como Citar

GARCIA, Gecia Aline; SOUZA, Gizele de.
Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894)
. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 3, p. p.70–93, 9 Dez 2020 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15667. Acesso em: 14 nov 2024.