Espaços, mobiliário escolar e práticas culturais no ginásio Sagrado Coração de Senhor do Bonfim – BA (1951)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p233-254

Palavras-chave:

Ginásio, Fontes de pesquisa, História da Educação

Resumo

Este texto analisa o papel atribuído aos espaços, ao mobiliário escolar e às práticas culturais no relatório de verificação do Ginásio Sagrado Coração, localizado em Senhor do Bonfim – BA. Organizado pelo inspetor Othoniel Almeida Moura, em 1951, o relatório registra a história da instituição, mas também apresenta as marcas e a significação do momento histórico e político vivenciado na sociedade brasileira. O relatório possui 110 páginas e contém dados sobre o histórico do estabelecimento, os aspectos relativos à estrutura física, a capacidade das salas, o corpo docente em exercício, a relação de livros da biblioteca, os materiais didáticos, a relação de materiais e os equipamentos de Educação Física, além de 26 fotografias. Composto de 07 (sete) divisões, nele são expostos e avaliados de maneira pormenorizadas, numa escala de 0 a 10 (dez), diversos aspectos referentes à localização, ao edifício, às instalações, às salas de aula, às salas especiais e os materiais didáticos, às instalações para semi-internato, às instalações para internatos. O texto dialoga com os estudos sobre cultura material, cultural escolar e patrimônio histórico-educativo. Autores como Benito (2012), Vinão Frago (2005), Castro e Gaspar da Silva (2011), Alcântara e Vidal (2018) e Rocha (2018) auxiliam na compreensão do patrimônio material escolar como o registro empírico e efetivo das práticas culturais “de uma época, de cada época, de todas épocas”. Por fim, o estudo possibilitou o levantamento de hipóteses das práticas culturais desenvolvidas pela instituição, assim como a compreensão da utilização dos espaços e dos materiais seguindo os padrões nacionalmente estabelecidos.

Palavras-chave: Ginásio. Fontes de pesquisa. História da Educação.

Spaces, school furniture and cultural practices in the Sagrado Coração de Senhor do Bonfim gymnasium - Ba (1951)

ABSTRACT

This text analyzes the role attributed to spaces, school furniture and cultural practices in the verification report of the new facilities of the Ginásio Sagrado Coração, located in Senhor do Bonfim – BA. Organized by inspector Othoniel Almeida Moura, in 1951, the report records not only the history of the institution, but also presents the marks and the significance of the historical and political moment experienced in Brazilian society. The report has 110 pages and contains data on the history of the establishment, the aspects related to the physical structure, the capacity of the rooms, the teaching staff in the office, the list of books in the library, the teaching materials, the list of materials and the equipment of Physical Education, in addition to 26 photographs. Composed of 07 (seven) divisions, it is exposed and evaluated in a detailed way, on a scale of 0 to 10 (ten), several aspects related to the location, the building, the facilities, the classrooms, the special rooms, and the materials educational facilities, semi-boarding facilities, boarding facilities. The text dialogues with studies on material culture, school culture and historical-educational heritage. Authors such as Benito (2012), Vinão (2005), Castro and Gaspar da Silva (2011), Alcântara and Vidal (2018) and Rocha (2018) help to understand school material heritage as the empirical and effective record of cultural practices “of one season, each season, all seasons”. Finally, the study made it possible to raise hypotheses about cultural practices developed by the institution, as well as to understand the use of spaces and materials following nationally established standards.

Keywords: Gymnasium. Search sources. History of Education.

Espacios, mobiliario escolar y prácticas culturales en el gimnasio Sagrado Coração de Senhor do Bonfim - Ba (1951)

RESUMEN

Este texto analiza el papel atribuido a los espacios, el mobiliario escolar y las prácticas culturales en el informe de verificación de las nuevas instalaciones del Ginásio Sagrado Coração, ubicado en Senhor do Bonfim – BA. Organizado por el inspector Othoniel Almeida Moura, en 1951, el informe registra no solo la historia de la institución, sino que también presenta las marcas y la importancia del momento histórico y político experimentado en la sociedad brasileña. El informe tiene 110 páginas y contiene datos sobre la historia del establecimiento, los aspectos relacionados con la estructura física, la capacidad de las habitaciones, el personal docente en la oficina, la lista de libros en la biblioteca, los materiales de enseñanza, la lista de materiales y el equipo. de Educación Física, además de 26 fotografías. Compuesto por 07 (siete) divisiones, se expone y evalúa de manera detallada, en una escala de 0 a 10 (diez), varios aspectos relacionados con la ubicación, el edificio, las instalaciones, las aulas, las salas especiales y los materiales, instalaciones educativas, instalaciones de semi-embarque, instalaciones de embarque. El texto dialoga con estudios sobre cultura material, cultura escolar y patrimonio histórico-educativo. Autores como Benito (2012), Vinão (2005), Castro y Gaspar da Silva (2011), Alcântara y Vidal (2018) y Rocha (2018) ayudan a entender el patrimonio material escolar como el registro empírico y efectivo de las prácticas culturales “de una temporada, cada temporada, todas las estaciones”. Finalmente, el estudio permitió plantear hipótesis sobre las prácticas culturales desarrolladas por la institución, así como comprender el uso de espacios y materiales siguiendo estándares establecidos a nivel nacional.

Palabras clave: Gimnasio. Buscar fuentes. Historia de la educación.

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Biografia do Autor

Virgínia Pereira da Silva Ávila, Universidade de Pernambuco - UPE

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).  Pós-doutora em História da Educação pela Universidade de Lisboa.  Professora da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina. Membro do Colegiado de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares. Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade de Pernambuco – EDUPE. Coordena o Núcleo de Extensão e Pesquisas em História, Educação, Linguística e Literatura (NEPHEL). Colabora como investigadora nas áreas da educação e na implantação de projetos de educação na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, Portugal.

Nilton Ferreira Bittencourt Junior, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Educação - PPGED - Universidade Federal de Uberlândia. Professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - UFPI/CSHNB. Pesquisador na área de Educação.

Dulcineia Cândida Cardoso de Medeiros, Rede Pública Municipal de Senhor do Bonfim – BA.

Especialista em Atendimento Educacional Especializado - Área de Concentração: Educação Especial pela Universidade Estadual de Maringá – Paraná. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - Campus VII. Professora da Rede Pública Municipal de Senhor do Bonfim – Ba. 

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Publicado

2020-12-09

Como Citar

ÁVILA, Virgínia Pereira da Silva; BITTENCOURT JUNIOR, Nilton Ferreira; MEDEIROS, Dulcineia Cândida Cardoso de.
Espaços, mobiliário escolar e práticas culturais no ginásio Sagrado Coração de Senhor do Bonfim – BA (1951)
. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 3, p. p.233–254, 9 Dez 2020 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15690. Acesso em: 14 nov 2024.