Atuação da política de transporte escolar no município de Cuitegi/PB

contribuições para o acesso e permanência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.24

Palavras-chave:

transporte escolar, acesso, estudantes rurais

Resumo

A pesquisa investigou o contexto da prática da atuação da política de transporte escolar em Cuitegi/PB para compreender como se estabelece a garantia do acesso e permanência dos estudantes do perímetro rural do município. A base epistemetodológica se aportou nos estudos de Stephen Ball e colaboradores. O instrumento utilizado foi entrevista semiestruturada com secretário de transporte, secretária de educação, diretores escolares e estudantes beneficiários da política. O estudo dos dados fundamentou-se no método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2010), a partir das três fases indicadas: pré-análise; exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Os achados revelaram um número insuficiente de veículos, desqualificação profissional dos motoristas, situação precária das estradas que dão acesso ao perímetro rural e redução das escolas rurais.

 

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Biografia do Autor

Larissa Amaro dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestrado em Educação, na linha de Políticas Educacionais, pelo Programa de Pós graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I. Especialização em Educação e Políticas Públicas pela UEPB, Campus III (2020). 

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação. Docente lotada e em exercício no DFE/CE da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares.

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

SANTOS, Larissa Amaro dos; RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva.
Atuação da política de transporte escolar no município de Cuitegi/PB: contribuições para o acesso e permanência
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 87–114, 13 Jul 2023 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21074. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos