Uma proposta de letramento racial crítico e antirracista a partir da história em quadrinhos “Os Santos: uma tira de humor ódio”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.56

Palavras-chave:

letramento racial crítico, história em quadrinhos Os Santos, antirracismo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Letramento Racial Crítico e Antirracista utilizando o gênero História em Quadrinhos, mais especificamente a HQ “Os Santos: uma tira de humor ódio”, ilustrada por Leandro Assis e escrita pelo próprio ilustrador e pela ativista Triscila Oliveira. A HQ que é publicada semanalmente na rede social Instagram, na conta dos autores, tem tido um grande alcance no número de leitores e tem servido como uma fonte de debate e reflexão sobre temas como o racismo brasileiro, as desigualdades sociais (e raciais), além das opressões de raça e classe são retratados também de maneira interseccionada questões referentes à orientação sexual e de gênero. A narrativa mostra a vida de duas famílias, quase dicotômicas, uma branca de uma alta classe socioeconômica e outra negra e de uma classe socioeconômica baixa, formado majoritariamente por mulheres e mães-solo. Foi utilizado como referencial teórico Ferreira (2014, 2015), Gomes (2005), Almeida (2018), entre outros. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando a análise da HQ a partir das perspectivas teóricas citadas anteriormente. Assim, consideramos que a citada HQ pode ser utilizada como um mecanismo que propicia um Letramento Racial Crítico e Antirracista diante dos temas explorados na narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andressa Queiroz da Silva, Universidade Federal do Acre

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre – PPGLI-Ufac. Doutoranda pelo mesmo programa. É Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre - Neabi/Ufac. Faz parte do Grupo de Estudos em Análise de Discursos e Ensino de Línguas – GEADEL. É professora de Língua Portuguesa da Educação Básica do Estado do Acre.

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

ASSIS, Lúcia Maria de; MARINHO, Elyssa Soares. História em Quadrinhos: um gênero para sala de aula. In: NASCIMENTO et al (org.). Linguagem e ensino do texto: teoria e prática. São Paulo: Blucher, 2016.

BENTO, Maria Aparecida da Silva. Pactos narcísicos no racismo: Branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público. (Tese de doutorado), São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, 2002.

BERND, Zila. Racismo e Anti-racismo. São Paulo: Editora Moderna. 1994.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Federal n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Brasília, DF: MEC, 2003.

CARDOSO, Lourenço. Branquitude acrítica e crítica: a supremacia racial e o branco anti-racista. Ver. latinoam. cienc. soc. niñez juv [online], v. 8, n.1, p. 607-630, 2010. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S1692715X2010000100028&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 28 dez. 2022.

COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. Trad. Rane Souza. São Paulo: Boitempo, 2020.

FERREIRA, A. J.; FERREIRA, S. A. Raça/etnia, gênero e suas Implicações na construção das identidades sociais em sala de aula de línguas. RevLet – Revista Virtual de Letras, v. 3, nº 2, p. 114-129, ago./dez. 2011.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Teoria Racial Crítica e Letramento Racial Crítico: Narrativas e Contranarrativas de Identidade Racial de Professores de Línguas. Revista da ABPN. v. 6, n. 14. jul. – out. 2014, p. 236-263.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Letramento racial crítico através de narrativas autobiográficas: com atividades reflexivas. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2015.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Identidades Sociais de Raça em Estudos da Linguagem: Com Atividades Reflexivas. Ponta Grossa, Pr: Editora Estúdio Texto, 2017.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Formação de Professores Raça/Etnia: Reflexões e Sugestões de Materiais de Ensino em Português e Inglês. 2 Ed. Cascavel: Editora Assoeste, 2006.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Educação Anti-racista: caminhos abertos pela Lei federal nº 10.639/03. Brasília, MEC, Secretaria de educação continuada e alfabetização e diversidade, 2005. p. 39 - 62.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. O recente anti-racismo brasileiro: o que dizem os jornais diários. Revista USP, São Paulo, n. 28, p. 84-95, 1996.

HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Editora PUC-RIO: Apicuri, 2016.

LADSON-BILLINGS, G.; TATE, W. Towards a critical race theory of education. Teachers College Record, v. 97, n. 1, p. 47-67, 1995.

MILNER, H. R.; HOWARD, T. C. Counter-narrative as method: race, policy and research for teacher education. In: Race Ethnicity and Education, 16:4, p. 536-56, 2013.

MUNANGA, Kabengele. O anti-racismo no Brasil. In: MUNANGA, K. (Ed.). Estratégias e políticas de combate à discriminação racial. São Paulo: Edusp, 1996. p. 79-94.

RAMA, Angela et al (org). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

SANTOS, Sales Augusto dos. A Lei no 10.639/03 como fruto da luta anti-racista do Movimento Negro. In: BRASIL. Educação Anti-racista: caminhos abertos pela Lei federal nº 10.639/03. Brasília, MEC, Secretaria de educação continuada e alfabetização e diversidade, 2005. p. 21 - 37.

SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo. São Paulo: Annablume, 2015.

SILVA. Andressa Queiroz da. Letramento racial crítico e História em Quadrinhos: uma análise da produção de Leandro Assis. In: ISHII, Raquel Alves et al (org). Caderno de Resumos Jalla-e. Rio Branco: Nepan, 2020.

SOLÓRZANO, D. G. Images and words that wound: critical race theory, racial stereotyping, and teacher education. Teacher Education Quarterly, v. 24, n. 3, p. 5–19, 1997.

TATE, W. F. Critical race theory and education: history, theory, and implications. In: APPLE, M. W. (Ed.). Review of Research in Education. Washington, DC: American Educational Research Association, v. 22, p. 195-247, 1997.

VERGUEIRO, W. A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. In: RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, Angela.; VERGUEIRO, Waldomiro. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

SILVA, Andressa Queiroz da.
Uma proposta de letramento racial crítico e antirracista a partir da história em quadrinhos “Os Santos: uma tira de humor ódio”
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 499–524, 20 Nov 2023 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21088. Acesso em: 14 nov 2024.