Reforma do Ensino Médio e a identidade profissional dos professores dos Institutos Federais
um estudo de revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.32Palavras-chave:
reforma do ensino médio, educação profissional, identidade profissional docenteResumo
Neste artigo, apresentaremos parte de um estudo de revisão sistemática que segue com o objetivo de cartografar a tipologia de pesquisas que investigam os impactos da Reforma do Ensino Médio (Lei 13.145/17) para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFs, e focalizam as discussões na figura do Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT dos IFs, em especial para a configuração identitária profissional desse professorado. O estudo envolveu análise documental e bibliográfica, com buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, e no Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no período de setembro de 2016 a fevereiro de 2023. As 10 etapas de busca geraram 16 resultados, e, após a pré-análise, foram integralizados três trabalhos. A análise dos resultados evidencia a pertinência de que sejam realizadas pesquisas futuras sobre a temática, pois, até o momento, há carência de estudos publicados. E os escassos trabalhos publicados apresentam resultados divergentes: enquanto um trabalho afirma que a Reforma do Ensino Médio não impactou os Institutos Federais, outro relata a experiência de reformulação de um curso de Ensino Médio integrado ao ensino profissional, em uma unidade de um Instituto Federal - IF; e ainda, outro estudo indica resistência para a implementação da Reforma em outra unidade dessa instituição, em consonância com o posicionamento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - CONIF, de que a Reforma é contrária à identidade institucional dos Institutos Federais.
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