A miséria do saber
considerações sobre a Reforma do Ensino Médio em tempos de crise prolongada do capital
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.27Palavras-chave:
reforma do ensino médio, crise do capital, miséria do saberResumo
O artigo pretendeu examinar em linhas gerais as relações entre a crise do capital e o fenômeno educacional, precisamente, as manifestações da crise no contexto da Reforma do Ensino Médio. Em nossas análises e argumentações fora possível estabelecer nexos entre as novas morfologias do trabalho no Brasil, estampadas na Reforma Trabalhista, com o conjunto de proposições que aprofundam o caráter utilitarista da educação nestas primeiras décadas do século XXI. Sustentamos que a dinâmica da crise do capital, em suas especificidades na concreta conjuntura brasileira, aponta para o recrudescimento da racionalidade neoliberal dinamizando, como tal, os processos de mercadorização e mercantilização da educação e, não obstante, considerando o caráter autocrático da formação do Estado no Brasil, impulsionando o avanço de elementos conservadores e mesmo fascistizantes sobre a escola, processo que denominamos de miséria do saber.
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