Construção e validação do questionário Bullying na Escola: a percepção dos professores
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.13Palavras-chave:
bullying, questionário, validação de conteúdoResumo
Este estudo teve por objetivo elaborar e validar o questionário “Bullying na escola – a percepção dos professores”. Oito juízes (Fem = 6; Masc = 2) com média de 49,5 anos de idade - três doutores, quatro mestres e um especialista (lato sensu), com tempo médio de experiência docente de 39,6 anos, responderam a dois instrumentos de avaliação quantitativa, que avaliaram os domínios, os conceitos, os itens e as dimensões do questionário, além do formato do título, as instruções e os escores dos domínios, considerando a sua clareza e/ou pertinência ou representatividade. Após a avaliação quantitativa, uma reunião entre os pesquisadores e os juízes possibilitou a avaliação qualitativa do questionário. O percentual de concordância no instrumento 1 teve como resultado 97,02%, enquanto o escore de concordância dos avaliadores no instrumento 2, correspondeu a 1,0.
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