Conhecimentos provenientes das epistemologias antirracistas postos em circulação nos currículos por professores negros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.50

Palavras-chave:

epistemologias antirracistas, professores negros, currículo

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar como conhecimentos provenientes de epistemologias antirracistas têm sido colocados em circulação nos currículos por professores negros. A discussão teórica pauta-se nos estudos étnico-raciais, destacando-se a crítica à epistemologia moderna/ocidental/colonial e a potência das epistemologias antirracistas. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com professores negros militantes que atuam na educação básica. Com base na análise qualitativa efetuada, pode-se concluir que vários conhecimentos provenientes das epistemologias antirracistas estão nos currículos, com destaque para o questionamento do racismo estrutural, da forma como os alunos negros têm sido tratados nas escolas e das práticas racistas ainda existentes e com ênfase na defesa da cultura e identidade negra.  

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Biografia do Autor

Rose Cristiani Franco Seco Liston, SESI

Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora do SESI/Dourados.

José Licínio Backes, Universidade Católica Dom Bosco

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco. Bolsista Produtividade do CNPq 1D.

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

LISTON, Rose Cristiani Franco Seco; BACKES, José Licínio.
Conhecimentos provenientes das epistemologias antirracistas postos em circulação nos currículos por professores negros
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