Por uma pedagogia crítica da visualidade antirracista: o livro didático em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.25

Palavras-chave:

Pedagogia crítica da visualidade, livro didático, racismo

Resumo

Esse artigo problematiza a questão do racismo que circula por meio do uso de imagens visuais de pessoas negras em livros didáticos. Discute o nexo entre o racismo, a educação escolar, o livro didático e as imagens visuais existente na sociedade, a fim de propor o tratamento da imagem visual de modo analítico e crítico, que integra o espaço contemporâneo da cultura visual, em geral, e do uso do visual na escola, a exemplo do livro didático. Em se tratando da questão do racismo, perpetrado contra a pessoa negra, conservado e reproduzido por meio de imagens visuais, presentes em livros didáticos escolares, o artigo conclui que urge a necessidade do exercício docente de uma teoria e prática educativa assentada em uma pedagogia crítica da visualidade antirracista.

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Biografia do Autor

Eduardo Pugliesi, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorando em Educação (UFPB). Especialista em História do Nordeste (UNICAP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Discurso e Imagem Visual em Educação – GEPDIVE. 

Erenildo João Carlos, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Graduação e Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lotado do Departamento de Fundamentação da Educação – DFE. Coordenador da Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação – ECE, do PPGE/UFPB. Vice coordenador da Área de Fundamentos Sócio-históricos da Educação – FSHE, do DFE/CE/UFPB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Discurso e Imagem Visual na Educação – GEPDIVE.

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

PUGLIESI, Eduardo; CARLOS, Erenildo João.
Por uma pedagogia crítica da visualidade antirracista: o livro didático em questão
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 2, p. 196–217, 15 Ago 2024 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21592. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

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Artigos