Análise da produção científica sobre o uso das Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências (2020-2022)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.9Palavras-chave:
tecnologias digitais, ensino de ciências, metodologiasResumo
Este trabalho objetiva averiguar os estudos recentes sobre o uso das Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências, um estudo bibliográfico, do tipo estado do conhecimento. O levantamento foi realizado num recorte temporal de três anos, entre 2020 e 2022, por apresentarem pesquisas realizadas a partir do período da pandemia da Covid-19 e a utilização das tecnologias digitais no ensino de ciências. Utilizou-se os seguintes descritores de busca: ensino de ciências, tecnologias digitais, TDIC, pandemia e covid-19. O referido estudo foi realizado com 22 artigos e 9 dissertações, publicados nas seguintes plataformas: Google Acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A partir da análise dos textos, verificou-se que a autora mais citada no âmbito das Tecnologias Digitais foi Vani Moreira Kenski (8 textos). No que diz respeito ao público envolvido, os mais perceptíveis são professores do componente curricular Ciências da Natureza. Ficou evidente, nos estudos, que as Tecnologias Digitais contribuem para a potencialização do ensino de ciências através de atividades planejadas que viabilizem a inserção dos estudantes no centro do aprendizado, tornando-os protagonistas desse processo. No entanto, faz-se necessário que os professores apresentem, além da curiosidade imprescindível, no que tange à aquisição do conhecimento, uma disponibilidade às inovações tecnológicas, visando uma reinvenção das suas práticas enquanto docentes.
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