Aprendizagem autoral no contexto das TDICS: análise de uma Plataforma Educacional
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.34Palavras-chave:
protagonismo responsável, tecnologia educacional, recursos pedagógicosResumo
O artigo problematiza a aprendizagem autoral no contexto de uma Plataforma Educacional (PE). O objetivo da pesquisa é analisar se, na visão de profissionais que atuam na área da Educação, as ferramentas, que integram a PE investigada, possibilitam interação, usabilidade, engajamento e comprometimento entre os sujeitos, promovendo a autoralidade do aprendiz. É fundamental entender que o processo de aprendizagem é orientado pelas habilidades, conhecimentos e atitudes de cada indivíduo (Brasil, 2018), sendo papel da educação potencializar esse conjunto de competências. Isso é possível através do educar pela/para a pesquisa, no qual, dentre seus princípios, estão a autoralidade, autenticidade e protagonismo do aprendiz, garantidos no paradigma da aprendizagem (Demo, 2011; 2018). A pesquisa desenvolvida é de abordagem qualitativa, caracterizada como exploratória de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, com doze profissionais da educação, denominados Especialistas. Os resultados demonstraram que, na compreensão dos Especialistas, a PE avaliada tem potencial para transformar as práticas pedagógicas, possibilitando a autoralidade dos aprendizes e o protagonismo responsável, em suas aprendizagens. Pretende-se, com a pesquisa, contribuir para as discussões a respeito da aprendizagem autoral, especialmente na sua relação com as tecnologias. Ainda pode fornecer parâmetros de análise a Plataformas Educacionais a serem implementadas em sistemas públicos e privados de educação, seguindo a Política Nacional de Educação Digital (PNED) (Brasil, 2023).
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