Capitalismo e Racionalidade Neoliberal: implicações na política educacional e no processo de formação humana
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.17Palavras-chave:
neoliberalismo, racionalidade neoliberal, educaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a racionalidade neoliberal na atualidade histórica, expondo suas principais consequências sociais e políticas para o campo da educação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema neoliberalismo e educação nos campos da produção teórica contemporânea do marxismo e da educação. O ponto de partida foi a compreensão de que a racionalidade neoliberal tem se imposto à totalidade da sociedade capitalista como a nova forma de gestão da economia e da política, mas também das relações sociais, ocasionando uma mudança substancial da intencionalidade dos processos educativos. Constatou-se que o resultado desta racionalidade no campo educacional é o cultivo de uma subjetividade individualista que encarna o esforço, a dedicação e a competição generalizada, consigo e com o outro, como projeto de vida. Portanto, percebe-se como urgente o desafio de ressignificar o lugar da educação e da função social da escola, recriando uma educação para a cooperação e para a formação humana omnilateral.
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