Capitalismo e Racionalidade Neoliberal: implicações na política educacional e no processo de formação humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.17

Palavras-chave:

neoliberalismo, racionalidade neoliberal, educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a racionalidade neoliberal na atualidade histórica, expondo suas principais consequências sociais e políticas para o campo da educação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema neoliberalismo e educação nos campos da produção teórica contemporânea do marxismo e da educação. O ponto de partida foi a compreensão de que a racionalidade neoliberal tem se imposto à totalidade da sociedade capitalista como a nova forma de gestão da economia e da política, mas também das relações sociais, ocasionando uma mudança substancial da intencionalidade dos processos educativos. Constatou-se que o resultado desta racionalidade no campo educacional é o cultivo de uma subjetividade individualista que encarna o esforço, a dedicação e a competição generalizada, consigo e com o outro, como projeto de vida. Portanto, percebe-se como urgente o desafio de ressignificar o lugar da educação e da função social da escola, recriando uma educação para a cooperação e para a formação humana omnilateral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amanda Aparecida Marcatti, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora e Mestre em Conhecimento e Inclusão Social em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Marx, Trabalho e Educação da UFMG (GEPMTE).

Pedro Henrique Chaves Pessanha, Universidade Ciências da Vida

Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Professor do curso de Psicologia da Universidade Ciências da Vida.  

Henrique Dumonte Pena, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestre em Educação e Docência pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Técnico Administrativo em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Membro de Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE) da UFMG.

Referências

CATINI, Carolina de Roig. A educação bancária, “com um Itaú de vantagens”. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.13, n.1, p. 90-118, abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43748. Acesso em: 12 nov. 2023.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo Editorial, 2016.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS. Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

FREUD, Sigmund. Novas conferências introdutórias sobre Psicanálise. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1933-1976. 24v. v. 20.

HARVEY, David. O Neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.

MARTINS, Erika Moreira. Todos pela Educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2016.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). Trad. Rubens Enderle, Nélio Schneider, Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Trad. Isa Tavares. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.

NANCY, Jean-Luc. Comunovírus. In: PELBART, Peter Pál (Org.). Pandemia crítica: Outono 2020. São Paulo, Edições Sesc São Paulo; N-1 Edições, 2021.

PESSANHA, Pedro H. C. Reagindo para respirar e se reorganizar. In: SAWAIA, Bader et al (Org.). Expressões da Pandemia. v. 7. São Paulo: PUC-SP, 2021. Disponível em: https://www5.puc sp.br/nexin/livros/e-book-expressoes-da-pandemia -2-fase.pdf. Acesso em: 21 fev. 2024.

ROJAS VILLAGRA, Luis. Presentación. In: ROJAS VILLAGRA, Luis (Org.). Neoliberalismo en América Latina: Crisis, tendencias y alternativas. Assunção: CLACSO, 2015. Disponível em: https://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/2015120 3044203/Neoliberalismo.pdf. Acesso em: 21 fev. 2024.

SANTOS, Fabio Luis Barbosa. Uma história da onda progressista sul-americana (1998-2016). 2. ed. São Paulo: Editora Elefante, 2019.

SVMPA, Maristella. Debates Latino-americanos: indianismo, desenvolvimento, dependência e populismo. Trad. Joana Salém Vasconcelos. São Paulo: Editora Elefante, 2023.

Downloads

Publicado

2024-08-15

Como Citar

MARCATTI, Amanda Aparecida; PESSANHA, Pedro Henrique Chaves; PENA, Henrique Dumonte.
Capitalismo e Racionalidade Neoliberal: implicações na política educacional e no processo de formação humana
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 2, p. 40–56, 15 Ago 2024 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23223. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos