Universidade em ação com a comunidade: crianças em contextos de violência vivenciando experiências do brincar
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.29Palavras-chave:
crianças, brincar, extensão universitáriaResumo
O artigo busca compartilhar a experiência de momentos lúdicos numa brinquedoteca universitária com crianças filhas de mulheres vítima de violência doméstica. Parte da compreensão do brincar como prática importante para formação humana e reflete como a extensão universitária representa uma das oportunidades de concretização dos objetivos do ensino superior. Metodologicamente, apresenta o projeto desenvolvido no contexto de uma universidade pública do interior do Paraná e analisa suas ações, resultados e desafios a partir dos relatórios escritos e fotos. Conclui que a articulação entre diferentes departamentos da universidade na proposição do projeto de capacitação na área de alimentos pode vir a impactar na vida das mulheres, bem como as experiências vividas pelas crianças com as brincadeiras e leitura contribuem para efetivar os direitos infantis.
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