Atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: estado da arte em teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.35Palavras-chave:
atendimento educacional especializado, sala de recursos multifuncionais, inclusão escolarResumo
No contexto das políticas educacionais inclusivas, a educação especial passou a ser ofertada através do Atendimento Educacional Especializado – AEE, preferencialmente nas Salas de Recursos Multifuncionais – SRM. Essa nova configuração da educação especial despertou o interesse dos pesquisadores, gerando um número expressivo de pesquisas sobre o tema. O presente texto aborda uma investigação caracterizada como estado da arte, que teve como objetivo fazer uma análise sobre pesquisas relacionadas ao AEE ofertado em SRM, identificando desafios e possibilidades já apontados. A metodologia consistiu na busca por pesquisas publicadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Para a construção das informações foi feita uma busca através dos descritores Atendimento Educacional Especializado e Salas de Recursos Multifuncionais, em trabalhos produzidos no período de 2010 a 2016. Foram encontrados 31 trabalhos que constituíram o corpus de análise, organizado em quatro categorias, assim denominadas: 1) Implementação das Salas de Recursos Multifuncionais; 2) Organização Pedagógica na oferta do AEE; 3) Relação entre o AEE e a efetivação da educação inclusiva; 4) Formação docente para atuação no AEE. Os resultados apontam, como possibilidades, o compromisso profissional dos educadores que atuam no AEE, a construção de posturas inclusivas e o uso de Tecnologia Assistiva de baixo custo. Em relação aos desafios destacam-se a falta de materiais didáticos e de trabalho coletivo e a necessidade de formação de professores. Aponta-se a necessidade de pesquisas com caráter interventivo nos contextos educacionais inclusivos, de modo que sejam construídos conhecimentos sobre e com os atores envolvidos.
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