Competências profissionais no currículo da formação docente: O PARFOR em questão
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.22Palavras-chave:
formação docente, PARFOR, competênciasResumo
O objetivo deste estudo é analisar as competências profissionais no currículo da formação docente desenvolvida pelo PARFOR, partindo das orientações legais e curriculares que norteiam o PROFEBPAR, como é denominado na Universidade Federal do Maranhão. Procura-se caracterizar a criação do PARFOR como política pública nacional de formação de professores e as adequações curriculares para uma formação voltada ao desenvolvimento de competências e habilidades que promovam uma educação de qualidade do ponto de vista do mercado. O trabalho se ancora nos estudos de Freire (2014), Macedo (2002), Ramos (2001), Schon (2000), Zarifian (2001, 2003), Perrenoud (2002), Stroobants (2004), Tardif (2002), Vázquez (2007) e Moraes e Galiazzi (2016). Utilizamos fontes primárias, documentos oficiais de legislação educacional e bibliográficas. Este artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla, que envolveu o total de dezessete sujeitos, sendo dois coordenadores, um geral e outro do curso de Pedagogia PARFOR/UFMA, quatro professores e onze alunos-professores concluintes do referido curso do polo de Cururupu. Os resultados enfatizam que a formação ofertada pelo PARFOR/UFMA procura ir além de desenvolver competências, pois a preocupação maior é com a formação humana de um educador que esteja engajado ética e politicamente com a educação em uma perspectiva de transformação da realidade que está posta, colocando, assim, a educação a serviço de uma sociedade mais justa e igualitária.
Downloads
Metrics
Referências
BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 20 nov. 2019.
BRASIL. Resolução CNE/CP 01/2002, de 18 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores de Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de fevereiro de 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Brasília: Mec, 2009ª. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6755.htm. Acesso em: 25 fev. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 9, de 30 de junho de 2009. Institui o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica no âmbito do Ministério da Educação. Diário Oficial da União, nº 123. Seção 1. Brasília, DF, 01 de jul. de 2009b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/port_normt_09_300609.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
BRASIL. Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica- PARFOR PRESENCIAL- manual operativo. Brasília: CAPES, 2014. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/2782014-MANUAL-OPERATIVO-PARFOR.pdf. Acesso em: 20 mai. 2020.
BRASIL. Resolução nº2 de 1 de julho de 2015. Defini as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de julho de 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
MACEDO, Elizabeth. Currículo e competência. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabete. Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP& A, 2002. p. 115-143.
MACHADO, Nílson José. Sobre a ideia de competência. In: PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather; MACEDO, Lino de; MACHADO, Nílson José; ALLESSANDRINI, Cristina Dias (Org.). As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 137- 154.
MARANHÃO. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia do PARFOR. São Luís: UFMA, 2010.
MARANHÃO. Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia PARFOR, Turmas Especiais Edital CAPES nº 19. São Luís: UFMA, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1pWL5XOTp-5MKEN-oO9k6re8p5TaTWr9w. Acesso em: 13. Nov. 2019.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. rev. e ampl. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.
PERRENOUD, Phelippe. A formação dos professores no século XXI. In: PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather; MACEDO, Lino de; MACHADO, Nílson José; ALLESSANDRINI, Cristina Dias (Org.). As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 11-33.
RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.
SCHÖN, Donald. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
STROOBANTS, Marcelle. A qualificação ou como se ver livre dela. In: DOLZ, Joaquim et al (Org.). O enigma da competência em educação. Tradução: Cláudia Schilling, Porto Alegre: Artmed, 2004.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. São Paulo: Clacso, 2007.
ZARIFIAN, Philippe. Objetivo competência: por uma nova lógica. Tradução Maria Helena C. V. Trylinski. São Paulo: Atlas, 2001.
ZARIFIAN, Philippe. O modelo da competência trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.