POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E ESCOLARIZAÇÃO INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n3p218-250Palavras-chave:
Educação. Políticas públicas. Escolarização indígena.Resumo
A temática tratada neste artigo se refere a uma breve historiografia sobre as políticas públicas educacionais e o processo de escolarização dos povos indígenas. Faz parte do construto bibliográfico relacionado à pesquisa de mestrado, ainda em andamento, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/Ufopa), com o tema “Educação Superior Indígena na Amazônia”. O objetivo principal deste estudo é verificar o arcabouço teórico existente a respeito das políticas públicas educacionais, compreender o processo de escolarização dos indígenas e verificar a inserção e a participação dessas populações nessas políticas, inclusive no ensino superior com base na experiência vivenciada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Para sua realização, adotou-se, no primeiro momento, um estudo historiográfico das políticas públicas educacionais, considerando as concepções de Paulilo (2010). Em seguida, verificou-se o processo de escolarização dos indígenas, utilizando como enfoque teórico as concepções de Santos (2011) e Secchi (2007). Por fim, para tratar da presença indígena no ensino superior, referenciou-se nos estudos do Grupo de Estudos Multidisciplinares de Ação Afirmativa (2013) e nos documentos institucionais da Ufopa para ilustrar o cesso e a estatística do quantitativo de estudantes indígenas ingressantes nessa instituição. Os resultados obtidos por meio deste estudo oportunizaram conhecer o percurso histórico das políticas públicas em educação, as interferências sociais, econômicas e políticas por elas sofridas. No que se refere ao acesso dos indígenas ao ensino superior, o estudo revelou os desafios desses povos para ter acesso a esse nível de ensino. No caso específico citado da Ufopa, esse desafio é muito maior em função da expressiva diversidade étnico, cultural e racial existente nessa universidade.
Palavras-chave: Educação. Políticas públicas. Escolarização indígena.
EDUCATIONAL PUBLIC POLICY AND INDIGENOUS SCHOOLING
ABSTRACT
The issue addressed in this article refers to a brief history on the educational policies and the process of education of indigenous peoples. It is part of the bibliographic construct related to the master’s research, still in progress, developed the Program of Graduate Studies in Education of the Federal University of Western Pará (PPGE/Ufopa), with the theme “Indigenous Higher Education in the Amazon.” The aim of this study is to assess the existing theoretical framework regarding public educational policies, understanding of indigenous schooling process and verify the inclusion and participation of these populations in these policies, including higher education based on the experience lived by the Federal University of west of Pará (Ufopa). For its realization, was adopted, at first, a historiographical study of public educational policies, considering the views of Paulilo (2010). Then there was the indigenous schooling, using as theoretical approach the concepts of Santos (2011) and Secchi (2007). Finally, to address the indigenous presence in higher education, it is referenced in studies of the Multidisciplinary Study Group Affirmative Action (2013) and institutional documents Ufopa to illustrate the process and statistics of the quantity of incoming Indian students in that institution. The results obtained through this study oportunizaram us know the historical background of public policies in education, social interference, economic and political they suffered. As regards access of indigenous higher education, the study revealed the challenges in these people have to process this level of education. In the case cited, the Ufopa, the challenge is much greater due to the significant ethnic diversity, cultural and racial existing at the university.
Keywords: Education. Public Policies. Education indigenous.
RESUMEN
El tema abordado en este artículo se refiere a una breve historia de lãs políticas educativas y el proceso de educación de los pueblos indígenas. Es parte de la construcción bibliográfica relacionada con la investigación de la maestra, aún en curso, desarrollado el Programa de Estudios Graduados en Educación de la Universidad Federal de Pará Occidental (PPGE/Ufopa), con el tema “indígena Educación Superior en la Amazonia.” El objetivo de este estudio es evaluar el marco teórico existente en relación con las políticas públicas de educación, la comprensión de proceso de escolarización indígena y verificar la inclusión y la participación de estas poblaciones en estas políticas, incluyendo la educación superior sobre la base de la experiencia vivida por la Universidad Federal de al oeste de Pará (Ufopa). Para su realización, se aprobó, en primer lugar, un estúdio historiográfico de las políticas públicas de educación, teniendo en cuenta los puntos de vista de Paulilo (2010). Luego estaba la educación indígena, utilizando como enfoque teórico los conceptos de Santos (2011) y Secchi (2007). Por último, para hacer frente a la presencia indígena en la educación superior, se hace referencia en los estudios de la acción afirmativa Multidisciplinar Grupo de Estudio (2013) y los documentos institucionales Ufopa para ilustrar el proceso y estadísticas de la cantidad de estudiantes de la India entrantes en esa institución. Los resultados obtenidos a través de este estudio oportunizaram nos conocemos los antecedentes históricos de las políticas públicas en educación, la interferencia sociales, económicos y políticos que sufrieron. En cuanto al acceso de la educación superior indígena, el estudio reveló los retos de estas personas tienen que procesar este nivel de educación. En el caso citado, el Ufopa, el reto es mucho mayor debido a la considerable diversidad étnica, cultural y racial existente en la universidad.
Palabras clave: Educación. Políticas públicas. Escolarización indígena.
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