Pinceladas do sertão: formação, experiência e abertura educomunicacional no semiárido baiano
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n3p154-172Palavras-chave:
Educação, Comunicação, Formação, SubjetividadeResumo
Para além dos conteúdos fetichizados da mídia de massas, o presente artigo leva em consideração as expressões, sentimentos e subjetividades daqueles que Touraine e Khosrokhavar (2002) chamaram de “indivíduos em subjetivação” no contexto do Semiárido baiano. Em outras palavras, o texto que se segue defende uma comunicação que educa através de uma práxis e de um conhecimento mestiçado: misturado pela transversalidade cultural e experiencial dos sujeitos e que se lança ao desafio de refletir sobre outra possibilidade formativa.
Palavras-chave: Educação, Comunicação, Formação, Subjetividade
Brushes of the sertão: training, experience and educommunicational opening in Bahia´s semi-arid
Abstract
In addition to the fetishized contents of the mass media, this article takes into account the expressions, feelings and subjectivities of those that Touraine and Khosrokhavar (2002) called "individuals in subjectivation" in the context of Bahia semi-arid. In other words, the following text defends a communication that educates through a praxis and a mestizo knowledge: mixed by the cultural and experiential transversality of the subjects, and that launches the challenge of reflecting on another formative possibility.
Keywords: Education, Communication, Formation, Subjectivity
Pinceladas del sertão: educación, experiencia y apertura educomunicacional en semiárido baiano
Resumen
Además del contenido fetichista de los medios de comunicación, este artículo tiene en cuenta las expresiones, sentimientos y subjetividades de quienes Touraine y Khosrokhavar (2002) llaman de "individuos en subjetivación" en el contexto del semiárido Bahiano. En otras palabras, el texto que sigue sostiene una comunicación que educa a través de una práctica y un conocimiento mestizo: mezclado por la transversalidad cultural y vivencial de los sujetos, y que se pone en el reto de reflexionar sobre una otra posibilidad formativa.
Palabras-clave: Educación, Comunicación, Formación, Subjetividad
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