Discutindo processos de aprendizagem e de escolarização de crianças em tratamento para câncer e atendidas na classe hospitalar

Autores

  • Jucélia Linhares Granemann de Medeiros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas - UFMS/TL

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n2p151-171

Palavras-chave:

Classe hospitalar. Aprendizagem. Escola.

Resumo

No Brasil, o serviço de classe hospitalar vem a cada dia expandindo-se e estruturando-se. Atualmente, encontra-se vinculado à área de Educação Especial, tendo como principal meta a continuidade do processo escolar de crianças e adolescentes, matriculados ou não na educação infantil, no ensino fundamental e médio, hospitalizados e/ou em tratamento de saúde. Nesse processo, conforme diversos estudiosos, apoiados em Vygoskty (2001, 2003, 2005), para crianças e adolescentes, incluindo nesse cenário, educandos com câncer, em condições de saúde e/ou em tempos diversos de hospitalização, clientela essa também contemplada com esse atendimento, o maior desafio nesse período é sua inclusão nas diferentes atividades e vivências acadêmicas, próprias de sua idade, respeitando, portanto, suas condições físicas, cognitivas, sociais e emocionais, oriundas/ resultantes dessa fase do tratamento. A classe hospitalar, nesse sentido, pode colaborar paralelamente, no período, para adaptar e trabalhar com suas possíveis dificuldades e/ou deficiências surgidas em seu processo de aprendizagem, o que facilitará, após alta hospitalar, o seu retorno à escola. Em geral, observa-se que esse atendimento é realizado praticamente em quase todos os Estados brasileiros. Algumas estruturações ou adequações, tanto físicas como de funcionamento, necessitam ser revistas, a fim de melhor atender e/ou corresponder aos objetivos propostos pelo atendimento.

Palavras-chave: Classe hospitalar. Aprendizagem. Escola.

 

A debate of process of learning and schooling of children in cancer treatment attended in a hospital class

ABSTRACT

In Brazil, the hospital class service is every day expanding and structuring themselves. Currently, it is linked to special education, having as the main goal the continuity of the school process of children and adolescents, registered or not in early childhood education, primary and secondary education, hospitalized and/or in health care. In this process, as many scholars, supported by Vygoskty (2001, 2003, 2005) for children and adolescents, including in this scenario, students with cancer, in health and/or at different times of hospitalization clientele that are also contemplated with this service, the biggest challenge in this period will be included in the different activities and academic experiences, of their own ages, respecting thus their physical, cognitive, social and emotional conditions, arising / resulting from this phase of treatment. The hospital class, in this purport, can work in parallel, to adapt and work with their possible difficulties and / or deficiencies that arise in the learning process, which will facilitate, after discharge, their return to school. In general, it is observed that this procedure is carried out practically in almost all Brazilian states. Some structuring or adjustments, both physical and operational, need to be revised in order to better meet and / or correspond to the objectives proposed by the service.

Keywords: Hospital class. Learning. School.

 

Discutiendo los procesos del aprendizaje y de la escolarización de niños en tratamiento para el cáncer en la clase hospitalaria

RESUMEN

En Brasil la práctica de la clase hospitalaria se expande y se estructura a cada día. Actualmente se encuentra vinculada con el área de la Educación Especial, y presenta como reto principal la continuidad del proceso escolar de niños y adolescentes, inscritos o no en la educación preescolar, en la enseñanza fundamental y en la media, hospitalizados y/o en tratamiento. En ese proceso, según diversos estudiosos, apoyados en Vygotsky (2001, 2003, 2005), para niños y adolescentes, inclusos en este panorama niños enfermos de cáncer, con distintas condiciones de salud y tiempo de internación, los cuales son también usuarios de esta modalidad de enseñanza, el gran desafío en este periodo es la inclusión en las distintas actividades y experiencias académicas, propias de cada edad, para que se pueda tratar con respeto sus condiciones físicas, cognitivas, sociales y emocionales, pues que las mismas surgen de esa fase del tratamiento. En este sentido, la clase hospitalaria puede contribuir paralelamente en cada una de estas fases, adaptando y trabajando con las posibles dificultades y/o deficiencias que puedan surgir en el proceso de aprendizaje, lo que va a tornar más fácil, después de la baja médica, su regreso a la escuela. Algunas estructuraciones o adecuaciones, fiscas y del funcionamiento, necesitan una revisión, para que mejor puedan atender y/o corresponder a los objetivos propuestos por el atendimiento.

Palabras clave: Clase hospitalaria. Aprendizaje. Escuela.

 

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Biografia do Autor

Jucélia Linhares Granemann de Medeiros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas - UFMS/TL

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espirito Santo. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/TL). 

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Publicado

2018-08-10

Como Citar

MEDEIROS, Jucélia Linhares Granemann de.
Discutindo processos de aprendizagem e de escolarização de crianças em tratamento para câncer e atendidas na classe hospitalar
. Revista Educação e Emancipação, v. 11, n. 2, p. p.151–171, 10 Ago 2018 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9533. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos