O Ensino de Libras, em uma escola no município de Areia- PB, por meio de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n2p194-214Palavras-chave:
LIBRAS. Lei 10.436/02. Inclusão escolar.Resumo
A pesquisa foi desenvolvida por meio de um projeto de extensão universitária que tinha como objetivo geral compreender a concepção do ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por crianças não surdas; e como específicos, avaliar o grau de conhecimento em LIBRAS destes alunos, após participarem do projeto de extensão; identificar a importância do ensino da LIBRAS para os alunos na sua formação escolar; analisar e verificar o que pensam professores sobre o ensino da LIBRAS no cotidiano dos estudantes. A pesquisa teve abordagem qualiquantitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação. Participaram da pesquisa: 4 professores e 51 estudantes ouvintes do ensino fundamental II, de uma escola regular, no município de Areia, estado da Paraíba. Para a realização da pesquisa, ofereceram-se aulas de Libras semanalmente, com duração de 45min., por oito meses, sendo utilizados questionários, observações e entrevistas para a coleta de dados. Para a análise destes, utilizaram-se os fundamentos teóricos da educação de surdos e os aspectos legais que reconhecem a Libras como língua natural da população surda e obrigam o ensino da LIBRAS como forma de inclusão escolar. Constatou-se que é necessário investir em formação docente, dar continuidade ao ensino da LIBRAS para o aprimoramento do uso da mesma, sobretudo, que se fomentem práticas de inclusão por meio da comunicabilidade.
Palavras-chave: LIBRAS. Lei 10.436/02. Inclusão escolar.
The Teaching of Brazilian Sign Language in a school in Areia-PB city by means of university extension
ABSTRACT
The research was developed from a project of university extension that had as general objective to understand the conception of the teaching of the Brazilian Language of Signs (LIBRAS) by non-deaf children. Like specific aims this work intend to evaluate the degree of knowledge in LIBRAS of these students after participating in the extension project; to identify the importance of teaching LIBRAS to students in their school education; to analyze and verify what teachers think about the teaching of LIBRAS in the students’ daily life. The research had a quali-quantitative approach, characterized as action research. Participants were: 4 teachers and 51 students of elementary school II, from a regular school, in the city of Areia, state of Paraíba. For the research, weekly lessons of 45 minutes were offered for eight months. To research, we used questionnaires, observations and interviews. For the analysis of these, the theoretical foundations of deaf education and the legal aspects that recognize the Libras as the natural language of the deaf population were used and oblige the teaching of LIBRAS as a form of school inclusion. It was verifi ed that it is necessary to invest in teacher training, to continue the teaching of LIBRAS to improve its use, above all, to promote inclusion practices through communicability.
Keywords: LIBRAS. Law 10.436/02. School inclusión
La Enseñanza de Libras en una escuela en el municipio de Areia/ PB por medio de extensión universitaria
RESUMEN
La investigación fue desarrollada a partir de un proyecto de extensión universitaria que tenía como objetivo general comprender la concepción de la enseñanza de la Lengua Brasileña de Señales (LIBRAS) por niños no sordos; y como específicos, evaluar el grado de conocimiento en LIBRAS de estos alumnos, después de participar del proyecto de extensión; identificar la importancia de la enseñanza de la LIBRAS para los alumnos en su formación escolar; analizar y verificar lo que piensan profesores sobre la enseñanza de la LIBRAS en el cotidiano de los estudiantes. La investigación tuvo un enfoque cuali-cuantitativo, caracterizándose como investigación-acción. Participaron de la investigación: 4 profesores y 51 estudiantes oyentes de la enseñanza fundamental II, de una escuela regular, en el municipio de Areia, Estado de Paraíba. Para la realización de la investigación, se ofrecieron clases de Libras semanalmente, con duración de 45 minutos, por ocho meses, siendo utilizados cuestionarios, observaciones y entrevistas para la recogida de datos. Para el análisis, se utilizaron los cimientos teóricos de la educación de sordos y los aspectos legales que reconocen la Libras como lengua natural de la población sorda y obligan a su enseñanza como forma de inclusión escolar. Se constató que es necesario invertir en formación docente, dar continuidad a la enseñanza de la LIBRAS para el perfeccionamiento del uso de la misma, sobre todo, que se fomenten prácticas de inclusión por medio de la comunicabilidad.
Palabras clave: LIBRAS. Ley 10.436/02. Inclusión escolar.
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