Recursos educacionais abertos: uma análise da estrutura dos REA nos repositórios de instituições federais de ensino superior brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v24n2e25088Palavras-chave:
recursos educacionais abertos, repositórios institucionais, educação aberta, acesso abertoResumo
A Educação Aberta, alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da ONU, visa democratizar o ensino ao promover recursos educacionais inclusivos e de qualidade. Recursos educacionais abertos (REA), definidos pela UNESCO como materiais de aprendizagem disponíveis em domínio público ou com licença aberta, seguem os princípios dos 4Rs: Reúso, Revisão, Remixagem e Redistribuição. Nesse contexto, repositórios institucionais (RI) são essenciais para o acesso aberto a materiais informacionais que apoiam ensino e pesquisa. Utilizando uma metodologia exploratória de natureza descritiva e abordagens quali-quantitativas, mapeou-se tais instituições brasileiras através do Cadastro e-MEC e selecionou-se 10 RI no Diretório OpenDOAR que continham “objetos de aprendizagem”. Analisou-se os recursos disponíveis em cada RI para identificar sua estrutura, forma de disponibilização e contatos com os responsáveis dos ambientes. A análise revelou que o conceito de REA não é percebido de forma clara pelas instituições, levando à necessidade de consultar diretamente os gestores dos RI para entender suas percepções. Para tanto, foi elaborado um questionário com o objetivo de compreender a percepção dos gestores sobre a estrutura, definição, funcionalidades e importância da disponibilização de REA. Constatou-se que muitos materiais não atendem aos critérios de REA devido a formatos inadequados e falta de suporte institucional e que, embora conheçam REA, faltam diretrizes para assegurar a inclusão e manutenção desses recursos. Conclui-se que, além de integrar REA nos repositórios, é necessário implementar políticas que garantam sua sustentabilidade, fortalecendo a democratização do conhecimento.
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