Recursos educacionais abertos: uma análise da estrutura dos REA nos repositórios de instituições federais de ensino superior brasileiras

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v24n2e25088

Parole chiave:

recursos educacionais abertos, repositórios institucionais, educação aberta, acesso aberto

Abstract

A Educação Aberta, alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da ONU, visa democratizar o ensino ao promover recursos educacionais inclusivos e de qualidade. Recursos educacionais abertos (REA), definidos pela UNESCO como materiais de aprendizagem disponíveis em domínio público ou com licença aberta, seguem os princípios dos 4Rs: Reúso, Revisão, Remixagem e Redistribuição. Nesse contexto, repositórios institucionais (RI) são essenciais para o acesso aberto a materiais informacionais que apoiam ensino e pesquisa. Utilizando uma metodologia exploratória de natureza descritiva e abordagens quali-quantitativas, mapeou-se tais instituições brasileiras através do Cadastro e-MEC e selecionou-se 10 RI no Diretório OpenDOAR que continham “objetos de aprendizagem”. Analisou-se os recursos disponíveis em cada RI para identificar sua estrutura, forma de disponibilização e contatos com os responsáveis dos ambientes. A análise revelou que o conceito de REA não é percebido de forma clara pelas instituições, levando à necessidade de consultar diretamente os gestores dos RI para entender suas percepções. Para tanto, foi elaborado um questionário com o objetivo de compreender a percepção dos gestores sobre a estrutura, definição, funcionalidades e importância da disponibilização de REA. Constatou-se que muitos materiais não atendem aos critérios de REA devido a formatos inadequados e falta de suporte institucional e que, embora conheçam REA, faltam diretrizes para assegurar a inclusão e manutenção desses recursos. Conclui-se que, além de integrar REA nos repositórios, é necessário implementar políticas que garantam sua sustentabilidade, fortalecendo a democratização do conhecimento.

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Biografie autore

Alyce Barboza Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG/UFRJ). Atuei como bolsista PIBIC/UFRJ de Iniciação Científica na pesquisa de tema Análise dos Recursos Educacionais Abertos (REA) em Repositórios Institucionais de Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras. Possuo experiência nas áreas de Referência, Circulação e Processamento técnico. Tenho interesse em pesquisas e atuação científica na área da Ciência da Informação, como Ciência Aberta, Educação Aberta, Dados Abertos, Gestão da Informação, Repositórios Digitais e Mecanismos de Indexação.

Lucas Guimarães de Souza Magalhães, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG/UFRJ). Ensino Médio completo no Colégio Estadual Antônio Prado Júnior. Possuo experiência nas áreas de processamento técnico, circulação, referência e gestão. Tenho como interesse de pesquisa as áreas de recursos informacionais, fontes históricas, competência em informação, nativos digitais e desinformação. Atuei como bolsista do projeto de iniciação científica "A avaliação da informação pelo nativo digital" entre Outubro de 2023 a Agosto de 2024. Também fiz parte como voluntário na pesquisa de tema "Análise dos Recursos Educacionais Abertos (REA) em Repositórios Institucionais de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras", de Junho de 2023 a Agosto de 2024.

Nysia Oliveira de Sá, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui doutorado em Políticas públicas e formação humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013), Mestrado em Memória social e documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1996) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1974). Atua como docente desde 2006 no Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Áreas de interesse: bibliotecas universitárias, serviço de referência, recursos informacionais, repositórios institucionais, recursos educacionais abertos e competência em informação. Integra a Rede de Competência do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Laboratório de competência em informação e prática informacional (LabCoInfo).

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Pubblicato

2025-08-21

Come citare

CARVALHO, Ana Maria Ferreira de; SOARES, Alyce Barboza; MAGALHÃES, Lucas Guimarães de Souza; SÁ, Nysia Oliveira de.
Recursos educacionais abertos: uma análise da estrutura dos REA nos repositórios de instituições federais de ensino superior brasileiras
. Revista Bibliomar, v. 24, n. 2, p. 1–24, 21 ago. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/25088. Acesso em: 5 nov. 2025.