O fandom e suas possibilidades criativas na otimização dos serviços ofertados no interior das bibliotecas
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v23n1.2024.6Palabras clave:
fandom, bibliotecas, cibercultura, relação de fã, criatividadeResumen
O presente artigo busca esclarecer o conceito de fandom, sua importância para a cibercultura e influência nas relações de fãs e suas produções artísticas. Para isso investigamos como o fandom pode contribuir ou auxiliar com a sua possibilidade criativa, na otimização dos serviços já ofertados no interior das bibliotecas, exemplifica quais são as produções criadas pelos fãs nas comunidades virtuais, a potencialidade criativa dessas atividades na ampliação do cânone original, os benefícios da utilização dessas ferramentas pelos bibliotecário no interior das bibliotecas, como estratégias para a otimização dos serviços já ofertados para os seus usuários e usuários em potencial. Como metodologia para a construção deste trabalho de natureza básica, foi utilizada a pesquisa exploratória tendo como caráter técnico a revisão bibliográfica, utilizando-se dos seguintes teóricos ALA (2023); Ferreira Júnior; Feitosa e Costa (2021); Fraade-Blanar e Glazer (2018); Giglio (2011); Gonçalves (2021); Lévy (1999); Merriam (1964); Oliveira (2010); Price (2000); Silva, Sabbag e Galdino (2017) e Silva e Sabbag (2019). Como resultados, identificou-se várias contribuições que as produções dos fandoms podem trazer para a otimização dos serviços das bibliotecas, ofertando oficinas que auxiliem esses fãs apaixonados a criarem e divulgarem suas produções para além dos espaços do fandom.
Descargas
Citas
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Center for the future of library. Disponível em: http://www.ala.org/tools/future. Acesso em: 30 nov. 2023.
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Fandom. Disponível em: https://www.ala.org/tools/future/trends/fandom. Acesso em: 30 nov. 2023.
Fandom. Sobre nós. Disponível em: https://about.fandom.com/about. Acesso em: 30 nov. 2023.
FERREIRA JÚNIOR, José; FEITOSA, Gutemberg de Sousa; COSTA, Ramon Bezerra. O “programa do galinho” na rádio Educadora do Maranhão. Radiofonias- Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 12, n. 03, p. 148-162, set./dez. 2021.
FRAADE-BLANAR, Zoe; GLAZER, Aaron M.. Superfandom: como nossas obsessões estão mudando o que compramos e quem somos. Tradução: Guilherme Kroll. 1 ed. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2018.
GIGLIO, Joel Sales. Criatividade na psicoterapia. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: VISÃO E PRÁTICA EM DIFERENTES CONTEXTOS, 1., Amazonas. Anais [...]. Amazonas: [Universidade Federal do Amazonas], 2011, p. 157-169. Disponível em: http://www.criabrasilis.org.br/wp-content/uploads/2019/07/ANAIS-DEFINITIVO-Inser%C3%A7%C3%B5es.pdf. Acesso em: 29 nov.2023.
GONÇALVES. Kayalla Winnie Carvalho. AS FANFICTIONS E SUAS POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO LITERÁRIA DO LEITOR DO SÉCULO XXI. 2021. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021. Disponível em: https://monografias.ufma.br/jspui/handle/123456789/4777. Acesso em: 28 nov. 2023.
LÈVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MERRIAM, Alan P. . Uses and Functions. In: MERRIAM, Alan P. . The Antropology of music. Evanston, Illionis: University press, 1964. Cap. XI, p. 209-227.
SILVA, Bruna Daniele de Oliveira; SABBAG, Deise Maria Antonio. Fandom em bibliotecas públicas: mapeamento de iniciativas e suas aplicabilidades. RDBCI : Revista Digital Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas: São Paulo, v. 17, p. 1-26, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8655370. Acesso em: 28 nov. 2023.
SILVA, Bruna Daniele de Oliveira; SABBAG, Deise Maria Antonio; GALDINO, Rejane. Fandoms e fanfictions: novas perspectivas para o profissional da informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 1255-1274, dez. 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/942. Acesso em: 03 dez. 2023.
OLIVEIRA, Zélia Maria Freire de. Fatores influentes no desenvolvimento do potencial criativo. Estudos de psicologia, Campinas, v.27, n. 1, jan./mar. 2010. p. 83-92. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/YhfMj9CLJcmFZPg7qL9Cnky/?lang=pt. Acesso em: 29 nov.2023.
PRICE, Sally. Arte primitiva em centros civilizados. Tradução: Inês Alfano. [Rio de Janeiro]: Editora UFRJ, 2000.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho Científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Freevale, 2013.
SILVA, Bruna Daniele de Oliveira; SABBAG, Deise Maria Antonio. Fandom em bibliotecas públicas: mapeamento de iniciativas e suas aplicabilidades. RDBCI : Revista Digital Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas: São Paulo, v. 17, p. 1-26, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8655370. Acesso em: 28 nov. 2023.
SILVA, Bruna Daniele de Oliveira; SABBAG, Deise Maria Antonio; GALDINO, Rejane. Fandoms e fanfictions: novas perspectivas para o profissional da informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 1255-1274, dez. 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/942. Acesso em: 03 dez. 2023.
VARGAS, Maria Lucia Bandeira. O fenômeno fanfiction: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.