O fandom e suas possibilidades criativas na otimização dos serviços ofertados no interior das bibliotecas
DOI :
https://doi.org/10.18764/2526-6160v23n1.2024.6Mots-clés :
fandom, bibliotecas, cibercultura, relação de fã, criatividadeRésumé
O presente artigo busca esclarecer o conceito de fandom, sua importância para a cibercultura e influência nas relações de fãs e suas produções artísticas. Para isso investigamos como o fandom pode contribuir ou auxiliar com a sua possibilidade criativa, na otimização dos serviços já ofertados no interior das bibliotecas, exemplifica quais são as produções criadas pelos fãs nas comunidades virtuais, a potencialidade criativa dessas atividades na ampliação do cânone original, os benefícios da utilização dessas ferramentas pelos bibliotecário no interior das bibliotecas, como estratégias para a otimização dos serviços já ofertados para os seus usuários e usuários em potencial. Como metodologia para a construção deste trabalho de natureza básica, foi utilizada a pesquisa exploratória tendo como caráter técnico a revisão bibliográfica, utilizando-se dos seguintes teóricos ALA (2023); Ferreira Júnior; Feitosa e Costa (2021); Fraade-Blanar e Glazer (2018); Giglio (2011); Gonçalves (2021); Lévy (1999); Merriam (1964); Oliveira (2010); Price (2000); Silva, Sabbag e Galdino (2017) e Silva e Sabbag (2019). Como resultados, identificou-se várias contribuições que as produções dos fandoms podem trazer para a otimização dos serviços das bibliotecas, ofertando oficinas que auxiliem esses fãs apaixonados a criarem e divulgarem suas produções para além dos espaços do fandom.
Téléchargements
Références
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Center for the future of library. Disponível em: http://www.ala.org/tools/future. Acesso em: 30 nov. 2023.
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Fandom. Disponível em: https://www.ala.org/tools/future/trends/fandom. Acesso em: 30 nov. 2023.
Fandom. Sobre nós. Disponível em: https://about.fandom.com/about. Acesso em: 30 nov. 2023.
FERREIRA JÚNIOR, José; FEITOSA, Gutemberg de Sousa; COSTA, Ramon Bezerra. O “programa do galinho” na rádio Educadora do Maranhão. Radiofonias- Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 12, n. 03, p. 148-162, set./dez. 2021.
FRAADE-BLANAR, Zoe; GLAZER, Aaron M.. Superfandom: como nossas obsessões estão mudando o que compramos e quem somos. Tradução: Guilherme Kroll. 1 ed. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2018.
GIGLIO, Joel Sales. Criatividade na psicoterapia. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: VISÃO E PRÁTICA EM DIFERENTES CONTEXTOS, 1., Amazonas. Anais [...]. Amazonas: [Universidade Federal do Amazonas], 2011, p. 157-169. Disponível em: http://www.criabrasilis.org.br/wp-content/uploads/2019/07/ANAIS-DEFINITIVO-Inser%C3%A7%C3%B5es.pdf. Acesso em: 29 nov.2023.
GONÇALVES. Kayalla Winnie Carvalho. AS FANFICTIONS E SUAS POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO LITERÁRIA DO LEITOR DO SÉCULO XXI. 2021. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021. Disponível em: https://monografias.ufma.br/jspui/handle/123456789/4777. Acesso em: 28 nov. 2023.
LÈVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MERRIAM, Alan P. . Uses and Functions. In: MERRIAM, Alan P. . The Antropology of music. Evanston, Illionis: University press, 1964. Cap. XI, p. 209-227.
SILVA, Bruna Daniele de Oliveira; SABBAG, Deise Maria Antonio. Fandom em bibliotecas públicas: mapeamento de iniciativas e suas aplicabilidades. RDBCI : Revista Digital Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas: São Paulo, v. 17, p. 1-26, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8655370. Acesso em: 28 nov. 2023.
SILVA, Bruna Daniele de Oliveira; SABBAG, Deise Maria Antonio; GALDINO, Rejane. Fandoms e fanfictions: novas perspectivas para o profissional da informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 1255-1274, dez. 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/942. Acesso em: 03 dez. 2023.
OLIVEIRA, Zélia Maria Freire de. Fatores influentes no desenvolvimento do potencial criativo. Estudos de psicologia, Campinas, v.27, n. 1, jan./mar. 2010. p. 83-92. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/YhfMj9CLJcmFZPg7qL9Cnky/?lang=pt. Acesso em: 29 nov.2023.
PRICE, Sally. Arte primitiva em centros civilizados. Tradução: Inês Alfano. [Rio de Janeiro]: Editora UFRJ, 2000.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho Científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Freevale, 2013.
SILVA, Bruna Daniele de Oliveira; SABBAG, Deise Maria Antonio. Fandom em bibliotecas públicas: mapeamento de iniciativas e suas aplicabilidades. RDBCI : Revista Digital Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas: São Paulo, v. 17, p. 1-26, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8655370. Acesso em: 28 nov. 2023.
SILVA, Bruna Daniele de Oliveira; SABBAG, Deise Maria Antonio; GALDINO, Rejane. Fandoms e fanfictions: novas perspectivas para o profissional da informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 1255-1274, dez. 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/942. Acesso em: 03 dez. 2023.
VARGAS, Maria Lucia Bandeira. O fenômeno fanfiction: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2015.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.