Diretrizes para implantação de uma biblioteca comunitária e sua contribuição para a formação do cidadão
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v24n2e26072Palavras-chave:
biblioteca comunitária, cidadania, função social da bibliotecaResumo
Este estudo analisa a contribuição das bibliotecas comunitárias para a formação da cidadania, investigando seu conceito, papel social e impacto na comunidade. Utilizando o método de pesquisa bibliográfica e exploratória. Foram revisadas produções acadêmicas nas bases acadêmicas SciELO, Google Scholar e o repositório institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre bibliotecas comunitárias, educação cidadã e inclusão social. Os resultados indicam que essas bibliotecas transcendem a função de armazenamento de livros, tornando-se espaços de acesso à informação, mediação da leitura e desenvolvimento cultural. Além disso, promovem a participação ativa da comunidade, fortalecendo laços sociais e estimulando o pensamento crítico. Observou-se que esses dispositivos desempenham um papel essencial na construção da cidadania ao proporcionar acesso a recursos informacionais, desenvolver a formação leitora e realizar atividades culturais e educativas. Como resultado da pesquisa, foram criadas diretrizes para a implantação e gestão de bibliotecas comunitárias, abordando aspectos como engajamento comunitário, formação do acervo, capacitação de mediadores e sustentabilidade do projeto. Essas diretrizes demonstram que a biblioteca comunitária é um agente de transformação social, promovendo inclusão e participação cidadã. Conclui-se que seu fortalecimento deve ser incentivado por políticas públicas e ações comunitárias, garantindo sua continuidade e ampliando seu impacto na construção de uma sociedade mais democrática e informada.
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