A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO PAUTA DE REIVINDICAÇÃO POPULAR NO BRASIL

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v22n1.2023.5

Parole chiave:

biblioteca escolar, bibliotecário escolar, Biblioteconomia, políticas públicas de leitura e escrita, políticas públicas de educação

Abstract

O presente artigo discorre sobre a biblioteca escolar como pauta de reivindicação popular no Brasil, verificando que a imagem desta unidade de informação coopera para a perpetuação de sua invisibilidade social. Ao examinarmos as alçadas externas à essas comunidades discursivas, a biblioteca escolar encontra-se fora da visibilidade dos direitos, desejos e necessidades informacionais da comunidade escolar brasileira. A ideia defendida, com base nas evidências coletadas, na documentação e estudos sobre o fenômeno e as vivências em campo pela autora, ao longo dos últimos trinta anos de exercício profissional, denotam que existe um território a ser conquistado: fazer com que a biblioteca escolar (com acervo, tecnologias e a pessoa bibliotecária) integre a pauta de reivindicação popular no Brasil, como direito inerente às crianças, adolescentes e adultos em processo de educação formal, e dever do Estado. Como constatações da discussão, verificou-se como prioritário que a universalização da biblioteca escolar seja integrada às prioridades de Advocacy da Biblioteconomia. Concluiu-se que, na edificação da universalização da biblioteca escolar no Brasil, dois caminhos são apontados para que isso aconteça: proporcionar experiências mais dinâmicas, inclusivas e de desenho universal e criar possibilidades de contato com o conhecimentos e suas fontes, para além dos conteúdos programáticos. Isso poderá se concretizar, por meio da atuação do profissional bibliotecário, inserido entre os especialistas da equipe multidisciplinar dos sistemas escolares.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Valéria Aparecida Bari, Universidade Federal de Sergipe

Líder do Grupo PLENA (https://www.facebook.com/plenacnpqufs/). Docente do Departamento de Ciência da Informação DCI/CCSA/UFS. (http://ccsa.ufs.br/pagina/20168-departamento-de-ciencia-da-informacao). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI/UFS. (http://ppgci.ufs.br/pagina/20819). Editora da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura (https://seer.ufs.br/index.php/Cajueiro). Membro da Comissão Coordenadora do programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (COMPIBIC/UFS) e Comissão de Pesquisa (COMPQ/UFS). Membro do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) - 19 Gestão (2022-2024). Membro da Comissão de Estudos de Documentação ABNT/CE-014:000.001. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0106962520738975.

Riferimenti bibliografici

BAÇÃ, Dandara. Críticas sinceras à campanha “sou biblioteca escolar”. Biblioo: cultura informacional, Rio de Janeiro, 7 jul. 2022. Disponível em: https://biblioo.info/criticas-sinceras-a-campanha-sou-biblioteca-escolar/. Acesso em: 08 jul. 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília, DF: Inep, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2021.pdf. Acesso em: 1 mar. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília, DF, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 20 jun. 2023.

BRASIL. Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003. Institui a Política Nacional do Livro. Brasília, DF, 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.753.htm. Acesso em: 20 jun. 2023.

BRAYNER, Cristian. O bibliotecário brasileiro é um alienado político? Biblioo: cultura informacional, Rio de Janeiro, 27 fev. 2019. Disponível em: https://biblioo.info/o-bibliotecario-brasileiro-e-um-alienado-politico/. Acesso em: 08 jul. 2022.

CAMPELLO, Bernadete (coord.). Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares. Campinas: GEBE, 2010. Disponível em: https://docplayer.com.br/7582682-Biblioteca-escolar-como-espaco-de-producao-do-conhecimento.html. Acesso em: 25 nov. 2012.

CAMPELLO, Bernadete; BARBOSA, Ricardo Rodrigues; PROENÇA, Samuel Gonçalves. Bibliotecas escolares no Brasil: uma análise dos dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. RICI: R. Ibero-amer. Ci. Inf., Brasília, v. 11, n. 3, p. 609-624, set./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10397. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/89629. Acesso em: 1 de mar. 2023.

FREIRE, José Ribamar Bessa. Escolas brasileiras jogam livros no lixo. Jusbrasil, Salvador, [1 jun. 2014]. Disponível em: https://carollinasalle.jusbrasil.com.br/noticias/131353928/escolas-brasileiras-jogam-livros-no-lixo. Acesso em 25 jun. 2022.

LAUAR JUNIOR, Rômulo Mansur.; PAIVA, Marília. de A. M. de. bibliotecas escolares no plano estadual de educação de minas gerais. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16876. Acesso em: 20 jun. 2023.

PAULA, Chico de. Qual o papel do(a) bibliotecário(a) na sociedade brasileira atual? Biblioo: cultura informacional, Rio de Janeiro, 12 mar. 2021. Disponível em: https:// https://biblioo.info/qual-o-papel-doa-bibliotecarioa-na-sociedade-brasileira-atual/. Acesso em: 23 maio 2021.

IFLA. Manifesto IFLA/ UNESCO para biblioteca escolar. Tradução Neusa Dias de Macedo. São Paulo: IFLA, 2000. Disponível em: https://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf. Acesso em: 08 jul. 2022.

MACEDO, Neusa Dias de (org.). Biblioteca escolar brasileira: da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo: Editora SENAC, 2005. 446 p.

OLIVEIRA, Débora Santos de; SOUZA, Elisabete Gonçalves de. Esboço histórico da Biblioteca Escolar no Brasil Colônia. Pesq. Bras. em Ci. da Inf. e Bib., João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 27-34, 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/150705. Acesso em 8 jul. 2022.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RANGANATHAN, Shiyali Ramamrita. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2009.

SANTOS, Andrea Pereira dos; LIMA, Myriam Martins; RESENDE, Vanessa Ferreira de Almeida. A legislação da biblioteca escolar nos estados pós Lei 12.244: o que mudou? Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-25, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/165882. Acesso em: 1 mar. 2023.

SANTOS, Jailson Hilario dos; BARI, Valéria Aparecida. Avaliação de bibliotecas escolares por meio de instrumentos de parametrização, para aprimoramento de políticas públicas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 16., 22-24 jul. 2015, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: FEBAB, 2015. p. 1.3. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/1244. Acesso em: 8 jul. 2022.

Pubblicato

2023-06-28

Come citare

BARI, Valéria Aparecida.
A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO PAUTA DE REIVINDICAÇÃO POPULAR NO BRASIL
. Revista Bibliomar, v. 22, n. 1, p. 98–121, 28 giu. 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/20961. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos