A comunicação entre aluno surdo e professor ouvinte em classe regular: reflexões sobre os desafios da educação inclusiva em uma escola pública maranhense

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2526-6160v24n2e25215

Mots-clés :

professor ouvinte, aluno surdo, comunicação

Résumé

A relação entre aluno surdo e professor ouvinte é um tema de notável relevância, considerando que a inclusão é prioridade em políticas educacionais no mundo. Diante disso, o estudo trata da comunicação entre aluno surdo e professor ouvinte em classe comum, propondo reflexões sobre os desafios da educação inclusiva em uma escola municipal do estado do Maranhão, no que diz respeito à formação de professores e às metodologias utilizadas em sala. Assim, o objetivo do presente trabalho é discutir inclusão a partir da comunicação entre professor ouvinte e aluno surdo durante aulas da disciplina de Língua Portuguesa, ministradas em classe comum de escola regular. Para tanto, foi necessário: a) discutir a trajetória da educação de surdos; b) investigar, com base em observação e aplicação de questionário, os recursos comunicativos utilizados por aluno surdo e professor ouvinte em classe regular, c) analisar o impacto da comunicação entre aluno surdo e professor ouvinte no desempenho escolar. Realizou-se uma pesquisa de campo, de natureza básica, com abordagem qualitativa, sob aporte teórico de Skliar (2013), Quadros (2019), Campos (2021) e Damacena (2021). Utilizou-se o questionário aplicado ao professor de classe regular. Verificou-se que a comunicação entre aluno surdo e professor ouvinte em classe regular ocorre com dificuldades, sendo possível destacar a falta de formação específica do professor ouvinte e a ausência de intérprete. Conclui-se, portanto, que, apesar dos documentos oficiais vigentes, a educação de surdos ainda encontra desafios, considerando um ensino que contribua para a inclusão do alunado com surdez.

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Bibliographies de l'auteur-e

Susana de Sousa Araújo, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda em Letras Licenciatura em Português pela Universidade Estadual do Maranhão, com inclinação para área de Literatura e Libras.

Maria Ciciane Sousa da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa (UEMA). Tem interesse na área de Ensino de Língua e Literatura.

Sara Oliveira Paz, Universidade Estadual do Maranhão

Atualmente é Professora Substituta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Literatura e Ensino pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Pós-graduada em Libras/Português: Tradução e Interpretação - Faculdade Dom Bosco. Possui Graduação em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Dedica-se em pesquisas sobre a inclusão de pessoas surdas nas áreas da educação e saúde.

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Publié-e

2025-09-19

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ARAÚJO, Susana de Sousa; SILVA, Maria Ciciane Sousa da; PAZ, Sara Oliveira.
A comunicação entre aluno surdo e professor ouvinte em classe regular: reflexões sobre os desafios da educação inclusiva em uma escola pública maranhense
. Revista Bibliomar, v. 24, n. 2, p. 1–20, 19 sept. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/25215. Acesso em: 5 nov. 2025.