A comunicação entre aluno surdo e professor ouvinte em classe regular: reflexões sobre os desafios da educação inclusiva em uma escola pública maranhense
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v24n2e25215Palavras-chave:
professor ouvinte, aluno surdo, comunicaçãoResumo
A relação entre aluno surdo e professor ouvinte é um tema de notável relevância, considerando que a inclusão é prioridade em políticas educacionais no mundo. Diante disso, o estudo trata da comunicação entre aluno surdo e professor ouvinte em classe comum, propondo reflexões sobre os desafios da educação inclusiva em uma escola municipal do estado do Maranhão, no que diz respeito à formação de professores e às metodologias utilizadas em sala. Assim, o objetivo do presente trabalho é discutir inclusão a partir da comunicação entre professor ouvinte e aluno surdo durante aulas da disciplina de Língua Portuguesa, ministradas em classe comum de escola regular. Para tanto, foi necessário: a) discutir a trajetória da educação de surdos; b) investigar, com base em observação e aplicação de questionário, os recursos comunicativos utilizados por aluno surdo e professor ouvinte em classe regular, c) analisar o impacto da comunicação entre aluno surdo e professor ouvinte no desempenho escolar. Realizou-se uma pesquisa de campo, de natureza básica, com abordagem qualitativa, sob aporte teórico de Skliar (2013), Quadros (2019), Campos (2021) e Damacena (2021). Utilizou-se o questionário aplicado ao professor de classe regular. Verificou-se que a comunicação entre aluno surdo e professor ouvinte em classe regular ocorre com dificuldades, sendo possível destacar a falta de formação específica do professor ouvinte e a ausência de intérprete. Conclui-se, portanto, que, apesar dos documentos oficiais vigentes, a educação de surdos ainda encontra desafios, considerando um ensino que contribua para a inclusão do alunado com surdez.
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