A comunicação entre aluno surdo e professor ouvinte em classe regular: reflexões sobre os desafios da educação inclusiva em uma escola pública maranhense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v24n2e25215

Palavras-chave:

professor ouvinte, aluno surdo, comunicação

Resumo

A relação entre aluno surdo e professor ouvinte é um tema de notável relevância, considerando que a inclusão é prioridade em políticas educacionais no mundo. Diante disso, o estudo trata da comunicação entre aluno surdo e professor ouvinte em classe comum, propondo reflexões sobre os desafios da educação inclusiva em uma escola municipal do estado do Maranhão, no que diz respeito à formação de professores e às metodologias utilizadas em sala. Assim, o objetivo do presente trabalho é discutir inclusão a partir da comunicação entre professor ouvinte e aluno surdo durante aulas da disciplina de Língua Portuguesa, ministradas em classe comum de escola regular. Para tanto, foi necessário: a) discutir a trajetória da educação de surdos; b) investigar, com base em observação e aplicação de questionário, os recursos comunicativos utilizados por aluno surdo e professor ouvinte em classe regular, c) analisar o impacto da comunicação entre aluno surdo e professor ouvinte no desempenho escolar. Realizou-se uma pesquisa de campo, de natureza básica, com abordagem qualitativa, sob aporte teórico de Skliar (2013), Quadros (2019), Campos (2021) e Damacena (2021). Utilizou-se o questionário aplicado ao professor de classe regular. Verificou-se que a comunicação entre aluno surdo e professor ouvinte em classe regular ocorre com dificuldades, sendo possível destacar a falta de formação específica do professor ouvinte e a ausência de intérprete. Conclui-se, portanto, que, apesar dos documentos oficiais vigentes, a educação de surdos ainda encontra desafios, considerando um ensino que contribua para a inclusão do alunado com surdez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana de Sousa Araújo, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda em Letras Licenciatura em Português pela Universidade Estadual do Maranhão, com inclinação para área de Literatura e Libras.

Maria Ciciane Sousa da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa (UEMA). Tem interesse na área de Ensino de Língua e Literatura.

Sara Oliveira Paz, Universidade Estadual do Maranhão

Atualmente é Professora Substituta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Literatura e Ensino pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Pós-graduada em Libras/Português: Tradução e Interpretação - Faculdade Dom Bosco. Possui Graduação em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Dedica-se em pesquisas sobre a inclusão de pessoas surdas nas áreas da educação e saúde.

Referências

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 20 ago. 2024.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF: Presidência da República, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em: 20 ago. 2024.

CAMPOS, M. L. I. L. Educação inclusiva para surdos e as políticas vigentes. In: LACERDA, C. B. F.; SANTOS, L. F. (org.). Tenho um aluno surdo e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: EdUFSCar, 2021.

DAMACENA, V. B. C. A presença do estudante surdo no ensino regular: desafios e conquistas. In: DAMACENA, V. B. C. (org.). Educação de surdos: saberes e práticas. Diadema: V&V Editora, 2021.

FLORIANI, M. A. B. Educação inclusiva. Indaial: Uniasselvi, 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LIMA, L. B. de. Professor ouvinte e aluno surdo: qual caminho para a interação?. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Libras – EAD) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Patos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/1293. Acesso em: 18 ago. 2024.

QUADROS, R. M. de. Libras. São Paulo: Parábola, 2019.

SANTOS, J. O. et al. Língua Brasileira de Sinais em debate. Campina Grande: Editora Gease, 2024.

SILVA, E. V. G. da. Desafios e postura do professor para o ensino-aprendizagem do discente surdo na sala de aula regular. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Libras – EAD) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Patos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/1268. Acesso em: 24 ago. 2024.

SILVA, M. B. da. Visibilidade da Libras nas mídias. Revista Bibliomar, São Luís, v. 22, n. 2, p.113-139, jul./dez. 2023. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/21338/12268 Acesso em: 23 set. 2024.

SOUSA, M. O. G. de. A avaliação do aluno surdo na escola regular: em discussão o ensino fundamental anos finais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Libras - EAD) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Patos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/1549 Acesso em: 24 ago. 2024.

SKLIAR, C. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação de surdos. In: SKLIAR, C. (org.). Educação e Exclusão: abordagens socioantropológicas em educação especial. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.

Downloads

Publicado

2025-09-19

Como Citar

ARAÚJO, Susana de Sousa; SILVA, Maria Ciciane Sousa da; PAZ, Sara Oliveira.
A comunicação entre aluno surdo e professor ouvinte em classe regular: reflexões sobre os desafios da educação inclusiva em uma escola pública maranhense
. Revista Bibliomar, v. 24, n. 2, p. 1–20, 19 Set 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/25215. Acesso em: 5 nov 2025.