PRÁTICAS COTIDIANAS DE LEITURA E DE ESCRITA DE MULHERES CAMPONESAS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p275-293Palavras-chave:
Mulheres camponesas, Cultura escrita, Movimentos sociais, Comunidades Eclesiais de Base,Resumo
Este artigo analisa os modos de participação de mulheres camponesas, que atuam como lideranças comunitárias em Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) no interior do estado da Bahia, nas culturas do escrito. Para a produção dos dados, foi realizada investigação de natureza qualitativa junto a um grupo de seis mulheres de baixa escolarização, tendo a observação-participante e as entrevistas semiestruturadas – fundamentadas nos pressupostos da história oral – como principais instrumentos. Foram, ainda, levantados, analisados e categorizados, por esfera de circulação, os acervos pessoais de cada uma delas, que continham entre 229 e 654 exemplares de materiais escritos. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se baseou em estudos sobre oralidade, cultura escrita e letramento. O estudo mostrou que os movimentos sociais, particularmente as Comunidades Eclesiais de Base, atuam como principal lócus de produção e difusão de materiais impressos na vida dessas mulheres e que os significados atribuídos por elas ao mundo letrado se relacionam diretamente a modos de ler e de escrever coletivos, possibilitados pela participação nesses movimentos, oportunizando aos sujeitos vivências que ultrapassam o escolar e o individual.
Palavras-chave: Mulheres camponesas. Cultura escrita. Movimentos sociais. Comunidades Eclesiais de Base.
DAILY PRACTICES OF READING AND WRITING OF CAMPONIAN WOMEN
Abstract
This article analyzes the modes of participation of peasant women in the cultures of writing, focusing on those who act as community leaders in Ecclesial Base Communities (CEBs) in the interior of the state of Bahia.For the production of the data, qualitative research was carried out, together with a group of six women with low schooling, with participant observation and semi-structured interviews - based on the assumptions of oral history - as main instruments. The personal collections of each one of them, which contained between 229 and 654 copies of written materials, were also collected, analyzed and categorized by circulation. From the theoretical point of view, the research was based on studies on orality, written culture and literacy.The study showed that social movements, particularly the Ecclesial Base Communities, act as the main locus of production and diffusion of printed materials in the lives of these women and that the meanings attributed by them to the literate world are directly related to ways of reading and writing collective, made possible by participation in these movements, giving the subjects experiences that surpass the school and the individual.
Keywords: Peasant women. Written culture. Social movements. Comunidades Eclesiais de Base.
PRÁCTICAS COTIDIANAS DE LECTURA Y DE ESCRITURA DE MUJERES CAMPESINAS
Resumen
Este artículo analiza los modos de participación de mujeres campesinas que actúan como líderes comunitarias en Comunidades Eclesiales de Base (CEBs) en interior de estado de Bahía,. Para la producción de los datos, fue realizada una investigación de naturaleza cualitativa, junto a un grupo de seis mujeres de baja escolarización, teniendo la observación-participante y entrevistas semiestructuradas - fundamentadas en los presupuestos de la historia oral - como principales instrumentos. Aun, fueron levantados, analizados y clasificados, por esfera de circulación, los acervos personales de cada una de ellas, que contenían entre 229 y 654 ejemplares de materiales escritos. Desde el punto de vista teórico, la investigación se basó en estudios sobre oralidad, cultura escrita y letramento. El estudio mostró que los movimientos sociales, particularmente las Comunidades Eclesiales de Base, actúan como principal locus de producción y de difusión de materiales impresos en la vida de esas mujeres y que los significados atribuidos por ellas al mundo letrado se relacionan directamente a modos de leer y de escribir colectivos, posibilitados por la participación en esos movimientos, oportunizando a los sujetos vivencias que sobrepasan el escolar y el individual.
Palabras clave: Mujeres campesinas. Cultura escrita. Movimientos sociales. Comunidades Eclesiales de Base.
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