Eugenia e educação nos discursos de Renato Kehl e Octavio Domingues

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.10

Palavras-chave:

educação, Eugenia, manuais, discursos, Foucault

Resumo

Os discursos eugênicos afetaram decisivamente o mundo no século XX. No Brasil, pode-se destacar a contribuição de Renato Ferraz Kehl e Octavio Domingues, como os principais produtores de manuais educacionais sobre os temas da educação eugênica. Com o aporte teórico de Michel Foucault, foram evidenciadas algumas táticas engendradas para promover uma formação de docentes e discentes em torno da educação eugênica. Conclui-se, quanto aos discursos de Renato Kehl e Octavio Domingues, que a educação eugênica no Brasil foi o principal cenário do movimento eugênico e que esses autores contribuíram para a construção de novas concepções sobre educação eugênica para o contexto brasileiro e organizaram, discursivamente, a eugenia dentro do ambiente educacional. 

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Biografia do Autor

Artur José Renda Vitorino, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas pertencente ao corpo permanente de seu Programa de Pós Graduação em Educação, onde leciona as disciplinas Teorias Educacionais e seus Fundamentos; Epistemologia da Pesquisa Educacional,; Cultura e Educação; Ética, Políticas Educacionais e o Direito à Educação e Seminário Avançado de Pesquisa, e das Faculdades de História e de Pedagogia da PUC-Campinas, onde leciona as disciplinas Estudos Sociais A e B. Tem experiência nos seguintes temas: Fundamentos da Educação e Políticas Públicas em Educação. Tem realizado investigações e publicado nas áreas de Fundamentos da Educação, Política Pública Antirracista em Educação, e dos estudos sobre as relações filosofia da diferença e educação, pragmatismo, teoria da ação e educação, e entre mídia, racismo e educação. É membro da ALFE (Associação Latino-Americana de Filosofia da Educação), SOFIE (Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação) e da ANPEd (Associação Nacional de Professores de Educação). Graduou-se (Licenciatura e Bacharelado) e fez sua pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em História pela Unicamp.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

MELO, Vinícius Dias de; VITORINO, Artur José Renda.
Eugenia e educação nos discursos de Renato Kehl e Octavio Domingues
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–28, 28 Jun 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13492. Acesso em: 27 dez 2024.

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