A PANDEMIA, TRABALHO DOCENTE E OS NOVOS ENFRENTAMENTOS AO CAPITAL

Autores

  • Arlete Ramos dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia http://orcid.org/0000-0003-0217-3805
  • Janaína de Oliveira Menezes Professora e coordenadora da Educação Básica em Itabuna-Ba.
  • Cláudia Batista da Silva Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa - Ba.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n1.2023.15

Palavras-chave:

Pandemia. Covid-19. Ensino remoto. Trabalho docente.

Resumo

Este artigo trata de uma discussão sobre os impactos da pandemia no trabalho docente e toma como base os dados da pesquisa tipo survey, originada do projeto “Os impactos da utilização das tecnologias educacionais por meio do ensino remoto nas atividades escolares, nos municípios localizados no estado da Bahia, no contexto da pandemia do Covid-19”. A referida pesquisa foi realizada entre o período de abril e maio de 2020 e contou com a participação de 756 professores de diversos níveis e modalidades dos sistemas públicos e redes privadas de ensino. Este trabalho foi realizado pelo grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo e da Cidade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (GEPEMDECC/UESB). A metodologia do projeto, e sob a qual este texto está orientado, fundamenta-se no pressuposto de que a produção do conhecimento necessita inferir em questões subjacentes às realidades que emergem de um cenário histórico, econômico, político e social que incide, implícita ou explicitamente, na vida dos sujeitos. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário disponibilizado via Google Formulários e aplicado a professores. Os resultados apontam para o registro da investida na proposta de ensino remoto ao mesmo tempo em que desvelam as fragilidades deste projeto na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutorado em Educação e Movimentos Sociais pela UNESP, Doutora e Mestre em Educação (FAE/UFMG). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da UESB (PPGEd/Uesb); Profa. do PPGE/UESC; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade – Gepemdecc/CNPq.

Janaína de Oliveira Menezes, Professora e coordenadora da Educação Básica em Itabuna-Ba.

Mestre em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica de Salvador (UCSal); especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e em Diversidade e Inclusão na Educação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); graduada em Pedagogia pela UESC; professora e coordenadora da Educação Básica; membro do GEPEMDECC/UESB.

Cláudia Batista da Silva, Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa - Ba.

Mestranda em Educação pela UESB; membro do GEPEMDEC/UESB; coordenadora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Bom Jesus da Lapa – BA; especialista em Alfabetização e Letramento e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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Publicado

2023-11-15

Como Citar

SANTOS, Arlete Ramos dos; MENEZES, Janaína de Oliveira; SILVA, Cláudia Batista da.
A PANDEMIA, TRABALHO DOCENTE E OS NOVOS ENFRENTAMENTOS AO CAPITAL
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 343–363, 15 Nov 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14860. Acesso em: 27 dez 2024.

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