QUEBRADEIRA DE COCO E DOUTORA? SIM, SENHORA! O DEVIR DE UMA PROFESSORA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.55

Palavras-chave:

Pesquisaformação, Narrativas (Auto)biográficas, Formação de Professores, História de vida

Resumo

Nesta investigação, foram tecidas compreensões sobre a história de vida de uma Quebradeira de coco em formação doutoral para o ensino de Matemática. As memórias da Profa. Maria, autora e colaboradora da pesquisa, foram narradas no memorial reflexivo para ingresso em um programa doutoral, em uma carta redigida por ela aos seus professores de Educação Básica, e em uma entrevista realizada por aplicativo de mensagens – corpus da pesquisa. O material empírico, composto por estes textos, foi interpertado, tendo como referência teórica as contribuições de Bergson, Merleau-Ponty e Spinoza, sob o viés da Análise Textual Discursiva na perspectiva de Moraes e Galiazzi e o Círculo Hermenêutico de Ricoeur, nas quais foram identificadas três fluxos para interpretação. Os resultados revelam os desejos de viver, os modos de compartilhar suas experiências e as possibilidades de esperançar de pessoas Quebradeiras de coco que fazem outras escolhas profissionais.

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Biografia do Autor

Kelly Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Pedagoga, Especialista em Didática Universitária, Mestra em Cultura e Sociedade e Doutoranda em Educação em ensino de Ciências e Matemática (REAMEC-UFMT/UFPA/UEA). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, campus Codó. 

Maria do Carmo Alves da Cruz, Universidade Federal do Maranhão

Pedagoga, Especialista em Língua Brasileira de Sinais- IESF, Mestra em Educação e Doutoranda em Educação em ensino de Ciências e Matemática (REAMEC-UFMT/UFPA/UEA). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, campus São Luís. 

Sebastião Rodrigues Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Licenciado Pleno em Ciências Naturais - com habilitação em Física, Especialista em Docência Universitária com ênfase em Educação, Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas e Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC-UFMT/UFPA/UEA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). 

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Ciências Naturais pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Matemática pela UnC - Universidade do Contestado (1997); Mestrado em Educação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Doutorado em Educação pela UFPR Universidade Federal do Paraná (2006) e Pós-doutoramento em Educação pela Universidade Estadual do Pará (2020). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Tocantins; professor e orientador nos Programas de Mestrados Acadêmico e Profissional em Educação na UFT; no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC); no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE) - Associação Plena em Rede; Coordenador estadual da REAMEC. Tem experiência na área de Educação.

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Publicado

2024-03-02

Como Citar

OLIVEIRA, Kelly Almeida de; CRUZ, Maria do Carmo Alves da; MOURA, Sebastião Rodrigues; VIZOLLI, Idemar.
QUEBRADEIRA DE COCO E DOUTORA? SIM, SENHORA! O DEVIR DE UMA PROFESSORA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 387–406, 2 Mar 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18715. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

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Artigos