Concepções docentes sobre o processo avaliativo de alunos do Atendimento Educacional Especializado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.7

Palavras-chave:

educação especial, educação inclusiva, concepção , avaliação, ensino remoto

Resumo

As concepções docentes podem influenciar diretamente a atuação no processo de avaliação dos alunos, principalmente àqueles público-alvo da Educação Especial. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar as concepções de professoras do Atendimento Educacional Especializado e do ensino  comum no processo avaliativo de alunos público-alvo da Educação Especial no modelo de ensino remoto. Foi realizado um Estudo de Caso em uma escola pública municipal com duas professoras. Os dados foram coletados por meio de observações nos grupos de WhatsApp, mensagens, ligações telefônicas e entrevistas. Todos os contatos geraram registros no diário de bordo. Já as mensagens escritas, os áudios trocados pelo WhatsApp e as entrevistas foram transcritas de forma fidedigna. Para a realização da análise dos dados, utilizou-se a técnica de triangulação e a Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que as concepções das professoras acerca dos alunos público-alvo da Educação Especial são restritas e limitadas por um viés médico e as concepções acerca da avaliação são baseadas por uma avaliação classificatória, pautada na mensuração da aprendizagem. Ressalta-se que se faz necessário fomentar a reflexão acerca das concepções dos professores para promover efetivamente a educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Suênia Roberta Ferreira de Carvalho Cunha, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial.

Munique Massaro, Universidade Federal da Paraíba

Docente do Departamento de Habilitações Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

CUNHA, Suênia Roberta Ferreira de Carvalho; MASSARO, Munique.
Concepções docentes sobre o processo avaliativo de alunos do Atendimento Educacional Especializado
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–26, 28 Jun 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19624. Acesso em: 21 nov 2024.

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Artigos