A educação do campo e seus sujeitos: uma análise sobre a contextualização a partir de grupos de pesquisa brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.8

Palavras-chave:

grupo de pesquisa, Educação do Campo, contexto, especificidade

Resumo

Trazemos uma sistematização sobre os grupos de pesquisa em Educação do Campo registrados
no Diretório de Grupos de Pesquisas no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico até o ano de 2021. Em seguida, identificamos aqueles que abordam o contexto/contextualização e realizamos a análise a partir dos Núcleos de Significação. Visamos uma compreensão sobre a territorialização da pesquisa em Educação do Campo no Brasil e procuramos identificar a significação para a contextualização nos grupos. No total são 276 grupos ativos, sendo que 10 deles tratam de contexto/contextualização. Há grupos específicos sobre a Educação do Campo e/ou que a aborde em todo o território nacional, predominando as instituições públicas. Sobre a contextualização, a significação está mais relacionada à dimensão político-pedagógica da educação, focando na sua forma e conteúdo. Já o contexto está em relação àquele a quem a educação está voltada, dando ênfase às especificidades históricas e sociais dos sujeitos. Ademais, compreende-se relevante aprofundamento em torno das produções diretamente relacionadas aos grupos de pesquisa em Educação do Campo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Cristina Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Formação em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado na área de ensino de ciências. As linhas de pesquisa envolvem O ensino de ciências e a educação ambiental; Ensino de Biologia e História e Filosofia da Ciência; Formação de Professores; Educação do Campo

Referências

AGUIAR, W.M.J. Núcleos de Significação como Instrumento para Apreensão da Construção dos sentidos. Psicologia, Ciência e Profissão PUCSP, São Paulo, 26 (2), p. 222-245, 2006.

AGUIAR, W.M.J., OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista brasileira est. pedag., Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013.

AGUIAR, W. M. J. de, SOARES, J. R. e MACHADO, V. C. Núcleos de significação: uma proposta histórico-dialética de apreensão das significações. Cadernos de Pesquisa [online]. 2015, v. 45, n. 155

AGUIAR, W. M. J. de, ARANHA, E. M. G., & SOARES, J. R. Núcleos de significação: Análise dialética das significações produzidas em grupo. Cadernos de Pesquisa, 51, 2021.

ARROYO, M. G. A escola do campo e a pesquisa do campo: metas. Em: MOLINA, M. C. Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. – Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.

CARVALHO, R. S. de; KANTHACK, G. S. Adjetivos nas gramáticas do português. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM - Revista Eletrônica de Linguística. Volume 4, - n° 2 – 2° Semestre 2010 - ISSN 1980-5799.

CARVALHO, T. A.; DIAS, K. M. P.; RUSSO, A. L. R. G.; BRAGA, E. S. O.; SANTOS, A. R.A contextualização no ensino CTS: uma análise das redes sociais. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v.14, n. 1, p. 238-260, jan./abr. 2021.

HAYASHI, M.C.P.I. e GONÇALVES, T.G.G.L. Perfil bibliométrico dos grupos de pesquisa em Educação do Campo (2000-2016). Revista Brasileira de Educação do Campo. V.1, n.1, Ago. 2016, p.4-25.

LOPES, A. R. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: UERJ, 1999.

MOLINA, M. C.; PEREIRA, M. F. R. Potencialidades da inter-relação entre a formação docente na graduação e na pós-graduação: contribuições a partir de experiências do Estágio Docência na Licenciatura em Educação do Campo na UnB. Revista Brasileira de Educação Do Campo, v. 5, p. 1-33, 2020

MOLINA, M. C.; ANTUNES-ROCHA, M. I.; MARTINS, M. De F. A. A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Revista Brasileira de Educação, v. 24, p. 1-30, 2019.

ÓRFÃO, L. G.; ALVIM, M. H. Análise da perspectiva sobre a contextualização no ensino de química e a ruptura com o paradigma positivista. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 6, n. 1, p. 39-54, jul. 2022.

PEREIRA, E. da S.. Educação Contextualizada e Convivência com o Semiárido: lutas, conquistas e desafios (p.115-123). Em: Irio Luiz Conti e Edni Oscar Schroeder (organizadores). Convivência com o Semiárido Brasileiro: Autonomia e Protagonismo Social. Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FAURGS/ REDEgenteSAN / Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS / Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS / Editora IABS, Brasília-DF, Brasil - 2013.

RICARDO, E. C. Competências, Interdisciplinaridade e Contextualização: dos Parâmetros curriculares Nacionais a uma compreensão para o Ensino de Ciências. 2005. 257f.Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

SANTOS, C. A.; KOLLING, E. J.; ROCHA, E. N., MOLINA, M. C.; CALDART, R. S. (orgs). Dossiê Educação do Campo. Documentos 1998-2018. Brasília: Editora UNB, 2020.

SILVA, R. M. A. da. Entre dois paradigmas: combate à seca e convivência com o semi-árido. Sociedade e Estado [online]. 2003, v. 18, n. 1-2 [Acessado 27 Julho 2022] , pp. 361-385. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-69922003000100017

SOUZA, M. A. Pesquisa Educacional Sobre MST e Educação Do Campo No Brasil. EDUR • Educação em Revista. 2020

WARTHA, E. J.; SILVA, E. L. da; BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova Na Escola. Vol. 35, N° 2, p. 84-91, mai., 2013.

WERLANG, J.; PEREIRA, P. B. Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e Currículo: pesquisas, confluências e aproximações. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2021, v. 27 [Acessado 29 Julho 2022] , e21016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1516-731320210016>. Epub 30 Abr 2021. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320210016.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

SOUZA, Daniele Cristina.
A educação do campo e seus sujeitos: uma análise sobre a contextualização a partir de grupos de pesquisa brasileiros
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–21, 28 Jun 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/20735. Acesso em: 27 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos