Encontro de Saberes e extensão universitária: práticas educativas entre a Escola e a Comunidade Cigana Calon em Sousa/PB
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.80Palavras-chave:
educação da atenção, ecologia cigana, universidadeResumo
Este texto foi escrito a partir da partilha do círculo de diálogo entre saberes, pautados na relação entre saúde, meio ambiente, arte e práticas educativas. Foi uma proposta construída por vivências coletivas, ou seja, baseadas na vida cotidiana dos discentes que compõem a Comunidade Cigana Calon de Sousa/PB, na Escola M. E. F. Irmã Iraides Holanda Lavor, localizada entre os ranchos que formam a Comunidade Cigana, onde são oferecidos o Ensino Infantil e o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) abrangendo crianças de 4 a 11 anos de idade, nos anos letivos de 2022 e 2023. Sendo assim, cumpriu-se como itinerário a interseccionalidade entre gênero-raça/etnia (ecofeminismo), saúde (direitos dos/as usuários/as à saúde a partir da Lei Orgânica da Saúde – LOS (8080/90), Política Nacional de Humanização (PNH), Política de Atenção à Saúde de Crianças e Adolescentes) e meio ambiente (ecologia política) mediadas pelas práticas educativas à luz da perspectiva freiriana. Esta proposta configurou-se como uma ação extensionista, integrando saúde, educação, arte e meio ambiente na construção de práticas educativas para a formação integral dos indivíduos e instituições abrangidos por essa experiência. Por fim, esta experiência extensionista foi capaz de propiciar reflexões pelos/as discentes participantes do projeto, de modo que puderam se perceber enquanto seres de aprendizagem no diálogo com a Comunidade Cigana Calon de Sousa/PB, assim como foi possível elaborar uma cartilha sobre os principais direitos humanos e sociais relacionados a esta população tradicional.
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