A concepção de educação popular em José Martí e Paulo Freire: um encontro entre Cuba e Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.65

Palavras-chave:

José Martí, Paulo Freire, educação popular

Resumo

O artigo trata da concepção de educação popular em José Martí, de Cuba, e Paulo Freire, do Brasil. Considerados duas referências no campo da educação, José Martí, que viveu de 1853 a 1895, e Paulo Freire, que, por sua vez, viveu de 1921 a 1997, têm produção consistente na área da Educação, em particular no campo da educação popular. Mas, que relações há entre a concepção de educação popular de José Martí e de Paulo Freire? Metodologicamente, é um estudo bibliográfico, voltado para a análise de eixos teóricos que permeiam a ideia de educação popular nos autores. Os resultados demonstram que a concepção de Educação Popular, em José Martí e Paulo Freire, é marcada por um profundo humanismo, perspectivado pelo senso de justiça e luta por liberdade. A pedagogia que dá sustentação à ideia de educação em ambos os autores é a vida. A educação é defendida, por eles, como com um instrumento de luta pelo direito à existência digna. 

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Biografia do Autor

Sônia Maria da Silva Araújo, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com Pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra. Professora Titular da Universidade Federal do Pará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará e coordenador do Grupo de Pesquisa José Veríssimo e Pensamento Educacional Latino Americano.
E-mail: ecosufpa@gmail.com

Oscar Andrés Piñera Hernández, Universidad Autónoma Gabriel René Moreno

Doutor em ciências históricas pela Universidade de Havana (2009) e Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre América Latina, Caribe e Cuba, pela Universidade de Havana em 2005. Professor titular. Coordenador de pesquisa do Programa de Pós-graduação de Ciências da Computação da Faculdade de Ciências da Computação e Telecomunicações da Universidade Gabriel René Morena, Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. Membro correspondente da Academia de História de Cuba. Cientista associado da Academia Cubana de Ciências. Docente do Mestrado em História e Antropologia da Universidade de Cienfuegos;  docente do Doutoramento em Ciências da Educação, docente do doutorado em Ciências Históricas.

Dainerys Naranjo Fagundo, Universidad de Matanzas

Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade de Matanzas e licenciada em Estudos Socioculturais pela Universidade de Matanzas. Professora Auxiliar de História e Cultura da Universidade de Matanzas.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

ARAÚJO, Sônia Maria da Silva; HERNÁNDEZ, Oscar Andrés Piñera; FAGUNDO, Dainerys Naranjo.
A concepção de educação popular em José Martí e Paulo Freire: um encontro entre Cuba e Brasil
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–26, 18 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25219. Acesso em: 27 dez 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Escritos sobre educação na América Latina e o Caribe"

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